5 Oportunidades que o Lean pode auxiliar na superação da crise

Os momentos de crise fornecem uma grande oportunidade para que os desperdícios sejam eliminados: os problemas se tornam mais evidentes, há uma necessidade de reduzir tudo aquilo que adiciona custo e tempo aos olhos de um cliente mais exigente. Selecionamos para vocês 5 abordagens do Lean que podem auxiliar a empresa a obter resultados de redução de custos operacionais.

oportunidade

Faça o download gratuito e comece a usar hoje (clique no título de cada tópico):

1. Reforce o caixa da empresa sem recorrer a um empréstimo bancário: reduza o estoque

Um correto dimensionamento permite reduzir os estoques da operação sem prejudicar a disponibilidade dos materiais. Uma planilha Kanban pode deixar evidente o seu estoque adicional. Baixe e veja como!

Kanban - Redução de estoque - CTA

2. Enxergue os desperdícios e alinhe as pessoas para desenvolver planos de ação de impacto

Fazer com o que as pessoas enxerguem as oportunidades por meio de uma mesma lente é aumentar as chances de resultados de impacto. Tenha os ícones para desenhar um mapa de fluxo de valor que dê visibilidade as desperdícios.

VSM - Ícones - CTA

3. Estabeleça uma gestão de materiais que eleve a acuracidade nos fluxos de armazenagem e abastecimento da produção

Aplique o Mapeamento de Fluxo de Valor no recebimento de materiais (almoxarifado de matéria-prima), abastecimento da produção, estoque em processo, e expedição de produtos acabados. Veja os passos e abordagem utilizada para aumentar a acuracidade, reduzir perdas de material e movimentação desnecessária.

Controle de Materiais - CTA

4. Acelere a transformação da necessidade do cliente em produtos

Se o mercado está buscando novas opções de fornecimento ou deseja realizar melhorias nos produtos atuais, seja ágil ao responder ao cliente. Tenha um processo de atendimento e desenvolvimento de produtos como diferencial competitivo. Veja exemplo de um projeto A3 que viabilizou tudo isso!

Atendimento ágil - CTA

5. Utilize do A3 para desenvolver iniciativas estruturadas de melhoria

O A3 é uma ferramenta poderosa para definir e investigar o problema e oportunidades levantadas no mapeamento de fluxo de valor. Por meio do raciocínio de PDCA  (P-Planejar, D-Desenvolver, C-Checar, A-Agir) o A3 fornece um caminho para elaborar um plano de ação e definir indicadores para acompanhar a melhoria. Baixe o template do A3, dicas de preenchimento e dois exemplos: processo administrativo (1) e produtivo (2).

A3 - Resolver problemas - CTA

O que você acha de uma oportunidade bônus?

Veja esse conteúdo que também pode lhe interessar. Um Kaizen pode lhe oferecer resultados rápidos, além de ser uma abordagem para colocar em prática as 5 oportunidades citadas acima. Confira clicando abaixo:

kaizen-acesso-kit

Boa aplicação! E em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Tagged , , , , .

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

Deixe uma resposta