Consultoria lean: minha empresa precisa dela?

No mercado competitivo em que vivemos hoje em dia, é comum ouvir falar em metodologias que suportam o crescimento e otimização de recursos existentes. Uma delas é, sem dúvida, o lean que, para muitos, representa uma filosofia sem perder seu caráter de aplicação prática.

Nem sempre uma empresa consegue explorar todo o seu potencial de desenvolvimento. Além disso, manter-se em um mercado competitivo e a cada dia mais exigente significa estar em constante evolução. A partir daí, a análise dos problemas sob todos os aspectos deve ser contínua, para que pontos que necessitam de ajustes possam ser identificados e otimizados.

Na verdade, o lean visa encontrar as reais causas dos problemas, para que as melhores soluções possam ser desenhadas. Dessa forma, os resultados da empresa como um todo são melhorados, com maior engajamento dos colaboradores.

Por que uma empresa precisa do lean?

Quando as entregas atrasam, os produtos não apresentam a qualidade esperada, as reclamações de clientes são frequentes e os custos estão elevados demais, um sinal de alerta deve surgir. Algo precisa ser feito. Também há casos nos quais o engajamento dos funcionários anda em baixa: todos parecem simplesmente fazer o básico, sem buscar resultados melhores.

Por outro lado, um crescimento rápido e desordenado também tende a ser um problema já que, muitas vezes, fica difícil manter uma estrutura necessária e adequada para suportar tal evolução. Crescer de forma acelerada já exige grande esforço. Fica quase impossível gerenciar tal crescimento junto com iniciativas estruturantes e que entreguem maior eficiência à operação.

Seja para problemas ligados a perda de competitividade, seja para adequar os processos de uma empresa após um período de crescimento acelerado, o Lean pode ser aplicado com sucesso, tendo papel chave na resolução de problemas.

Quais as vantagens de implantar o Lean?

Alcance de resultados

Muitas vezes, as soluções necessárias são de fácil execução, dependendo apenas de uma análise e tomada de decisão para serem corretamente implementadas. Se a aplicação do lean realiza esse processo de análise e decisão de maneira recorrente, a implantação de melhorias torna-se um processo contínuo. Contratar uma consultoria significa que você contará com uma equipe experiente e com uma agenda de trabalho definida para buscar essas melhorias, o que garante que o caminho a ser seguido levará aos resultados esperados.

Envolvimento de todos

A filosofia lean prega que todos os colaboradores da empresa podem (e devem!) ser envolvidos na tomada de decisões e na busca por melhores resultados. Uma consultoria buscará trazer as pessoas para participar desse processo, e não simplesmente esperará que cada um o faça por si. Isso significa que, após repetir essa sistemática algumas vezes, sua empresa terá desenvolvido um verdadeiro “exército” de solucionadores de problemas.

Tratamento da causa

Fazer um diagnóstico para identificar e resolver os problemas da sua empresa é praticamente o mesmo que consultar um médico quando você está com algum problema de saúde. A consultoria está acostumada a aplicar a metodologia lean em empresas. Por isso, podemos considerar que existe experiência em diagnosticar problemas. Uma vez encontrados os pontos que necessitam ser melhorados, sua empresa irá agir diretamente nas causas, permitindo que os problemas sejam eliminados desde a raiz.

Implantação correta

A má aplicação da metodologia lean pode ter efeito exatamente reverso, provocando uma verdadeira crise de credibilidade na empresa. Após uma tentativa mal sucedida, as pessoas tendem a desenvolver uma certa resistência a novas empreitadas, acreditando que o fracasso pode se repetir. Isso faz com que a empresa perca alguns anos na busca pela excelência. Também, à medida que se encontre soluções para os problemas do dia a dia, desenvolve-se uma experiência que permite uma tomada de decisões a cada dia mais precisa e eficiente.

Convencer as pessoas de que uma nova tentativa é válida faz parte do trabalho da consultoria, que conta com embasamento teórico e experiência para propor ações efetivas e que não repitam os erros cometidos no passado. Além disso, contratar uma consultoria assim que se decide implementar a metodologia reduz a chance de que falhas sejam cometidas, a ponto de desacreditar a aplicação da metodologia e sua eficiência.

Quais são os erros mais comuns na implementação do lean?

Muitas vezes, a direção e a gerência da empresa não se envolvem na implementação tanto quanto seria necessário, de forma que as melhorias propostas não possuem o apoio necessário e não estão alinhadas à estratégia da empresa. Além disso, os colaboradores podem não ser incluídos desde o início, de modo que a sensação é a de ter “pego o bonde andando”, sendo obrigados a realizar mudanças que não fazem sentido, considerando suas atividades rotineiras. Isso faz com que os problemas existentes não fiquem expostos a todos, o que causa uma sensação de insegurança, baixo envolvimento e desmotivação.

Também o reconhecimento da equipe é o que serve de combustível para que as melhorias continuem a acontecer. Lembre-se de que treinamentos e ferramentas também devem fazer parte do processo e os erros nada mais são do que oportunidades de aprendizado. Nessa questão, a visão de equipe é fundamental: atribuir um fracasso a um único profissional é um erro, já que o lean deve envolver a todos.

E claro, não adianta tentar copiar o que foi realizado com sucesso em outra empresa. Esse é um erro muito grave. Cada uma das empresas, ainda que atuem no mesmo mercado, tem suas particularidades quanto ao processo, produtos, estrutura e cultura organizacional. As soluções que serviram para uma empresa podem não ter aderência em outra. Copiar as soluções é um caminho rápido e certeiro para uma implantação mal sucedida.

(clique aqui para acessar um post específico que aborda os erros mais comuns na aplicação do Lean)

Quais os diferenciais de contratar uma consultoria?

Muitos gestores entendem a importância da implantação do lean, mas simplesmente não sabem por onde começar. Afinal, como garantir que a metodologia realmente será colocada em prática da maneira correta, sendo que boa parte da equipe nunca participou de um processo como esse? É por isso que a contratação de uma consultoria muitas vezes se faz necessária.

Um plano de trabalho bem estabelecido que envolva as equipes é uma premissa básica na atuação de uma consultoria. Afinal, é importante que todos possam participar da melhoria do resultado e alcance dos objetivos estratégicos do negócio. E isso não se aplica somente às equipes operacionais: a conexão entre a consultoria e os diretores e gerentes é importantíssima, já que garante apoio ao projeto e alinhamento à estratégia do negócio. Portanto, é preciso haver uma boa comunicação e sintonia entre as partes.

Outro aspecto importante é conhecimento técnico: resultados relevantes e duradouros demandam experiência na atuação em diferentes mercados e sistemas produtivos, criando soluções adequadas a cada empresa. Uma empresa especializada em lean tem condições para atuar em diferentes nichos do mercado e também diversas unidades de um negócio, já que conta com recursos, experiências e conhecimentos para desdobrar projetos para outras unidades e departamentos.

Tenha em mente que agir corretamente em cenários de escassez é um desafio. Não existem muitas pessoas com tempo disponível e conhecimento para iniciar um programa de melhoria, mas elas são necessárias, visto que o mercado apresenta mudanças constantes.

Como se pode ver, a consultoria lean auxilia na correta aplicação da metologia e, consequentemente, potencializa os seus resultados, sendo o melhor caminho para que a essa estratégia seja aproveitada de forma plena e efetiva.

Se você pensa em contratar uma consultoria lean, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer melhor nossos serviços e como podemos suportar sua empresa.

Powered by Rock Convert

Guilherme Sandrini

Deixe uma resposta