Consultoria para indústria: saiba como escolher uma empresa!

Powered by Rock Convert

Com sistemas e operações cada vez mais complexos, além de um mercado pressionado pela alta competitividade, as indústrias precisam buscar soluções inovadoras para se reorganizarem e continuarem lucrativas. A contratação de uma consultoria para indústria pode auxiliar nesse processo, pois o serviço inclui a aplicação de conhecimento técnico especializado e ajuda na identificação de problemas e superação de barreiras que impedem a produtividade.

Se você ainda não deu a devida importância a essa possibilidade, esse post vai abrir os seus olhos para as oportunidades potenciais. Descubra a partir de agora por que você deve considerar o serviço e como escolher a melhor consultoria!

Por que é importante considerar uma consultoria para indústria?

A consultoria pode agregar benefícios importantes ao negócio. Os principais são:

  • implementa novos métodos de trabalho com abordagem para endereçar corretamente os problemas e oportunidades encontrados;
  • realiza um benchmark de processos e metas para deixar a empresa mais alinhada com as necessidades e demandas do mercado;
  • direciona o trabalho das equipes internas em projetos de melhoria com foco no resultado;
  • disponibiliza técnicas e ferramentas para resolver problemas complexos;
  • alinha o escopo de operações entre a alta direção, gerência e produção;
  • foca no ganho de produtividade com melhor qualidade.

Qual é o papel de uma consultoria para indústria?

Agora que você já sabe por que é importante considerar os serviços de consultoria na indústria, descubra como ela funciona. Suas principais funções são as seguintes.

Auxiliar na implementação de mudanças

Muitas empresas têm processos engessados, que oferecem pouca flexibilidade para mudanças e adequações às novas exigências do mercado. A consultoria pode resolver esse problema, analisando cada processo para a melhor reorganização das operações. Ou seja, deixa a estrutura operacional mais capacitada para mudar conforme a necessidade e crescer. A prática da mudança permite “aprender a aprender”.

Resolver problemas crônicos

Os profissionais de consultoria para indústria acumulam conhecimentos e experiências de atuação em diversos segmentos. Isso ajuda na identificação de gargalos, bem como na implementação de soluções rápidas e definitivas, considerando as particularidades de cada empresa. Também deve colaborar na aplicação do metodologia Lean, acompanhado de uma orientação consistente.

Fornecer foco

As atividades de rotina consomem muito tempo e atenção dos profissionais internos, não sobrando espaço para a dedicação em melhorias. Porém, a consultoria assume a liderança dessa função, envolvendo as equipes de maneira objetiva e, ainda assim, frequente. As soluções são sempre construídas a “4 mãos” (envolvendo consultoria e cliente). Esse método de trabalho permite que as equipes continuem focadas na operação e, ao mesmo tempo, sejam desenhadas soluções com aderência às particularidades de cada empresa.

Qual é o momento certo de contratar a consultoria?

Isso não é difícil de perceber. Basta ficar atento a alguns sintomas que indicam a necessidade. Você deve contratar uma consultoria quando:

  • a velocidade das mudanças internas não acompanha o dinamismo exigido pelo mercado;
  • os concorrentes possuem uma condição de fornecimento incompatível com as práticas e processos atuais da sua empresa;
  • as tentativas de mudança não são bem sucedidas ou até desacreditadas;
  • os problemas são recorrentes, ainda que alguma iniciativa para melhoria esteja sendo realizada;
  • a moral da equipe está muito baixa frente aos desafios existentes;
  • há falta de engajamento na equipe;
  • os resultados obtidos estão muito aquém do necessário ou das metas.

Além disso, a consultoria será fundamental em projetos de expansão, quando a empresa precisa se preparar para atender novas demandas. Aqui, os profissionais podem ajudar encontrando soluções de implementação ágil a baixos custos.

Como escolher uma empresa de consultoria especializada?

A contratação pode gerar elevado retorno sobre o investimento e vale muito a pena, considerando também ganhos qualitativos obtidos. Mas, para ter sucesso, você deve considerar alguns pontos, tais como:

  • qualificação profissional: além de boa formação e sólida experiência de mercado, os consultores devem colaborar para a resolução de conflitos interdepartamentais, reduzindo o foco para as responsabilidades e destacando as causas de processos ruins;
  • aplicação das melhores práticas: os profissionais devem aplicar as melhores metodologias para resolução de problemas, orientando as equipes dos clientes em seu uso e criando e monitorando um plano de implementação agressivo;
  • suporte oferecido: a consultoria deve promover ganhos de eficiência e de produtividade contínuos;
  • tempo de atuação: isso pode dizer muito sobre o nível de experiência da equipe.

A consultoria também deve garantir que as iniciativas-chave sejam implementadas no negócio, contando com um bom envolvimento dos colaboradores internos para que a resistência à mudança seja minimizada. Por fim, considere a lista de serviços oferecidos pela consultoria e baseie a sua escolha nas necessidades do negócio e foco nos problemas a serem resolvidos. Antes de contratar, tenha clareza sobre qual benefício será entregue a sua empresa.

A consultoria para indústria tem provado ser um caminho seguro e mais rápido para melhorar os resultados e recuperar a competitividade. Porém, uma boa parceria será necessária. O primeiro passo depende de você!

Pronto para começar? Entre em contato com a Kimia Consultoria agora mesmo e veja como podemos aumentar a eficiência e a produtividade da sua empresa!

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

Deixe uma resposta