Resultados rápidos, com impacto e sustentáveis: saiba como utilizar do Kaizen!

Você já passou por situações como essas em sua empresa?

Um processo chave tem apresentado indicadores ruins. Existem vários projetos em andamento, mas longe de serem concluídos e em ritmo lento de implementação. O desempenho da empresa precisa ser melhorado rapidamente, uma vez que está gerando insatisfação nos clientes. Há pouco dinheiro para investir em soluções complexas. Além disso, existe resistência no time para fazer as mudanças.

Esses desafios são familiares?

Neste post iremos falar sobre o Kaizen, um método consagrado para realização de projetos desenvolvido por empresas japonesas a partir de 1950, e que permite vencer os desafios acima e entregar grandes resultados em até 5 dias.

Você irá entender quando é possível realizar um Kaizen conhecendo suas 6 características essenciais, e também irá saber quais são os problemas frequentemente resolvidos por essa ferramenta de melhoria contínua. Para os leitores que desejarem saber mais, adicionamos alguns links úteis ao final desse post.

Antes de mais nada, o que quer dizer “Kaizen”? Os símbolos abaixo nos dão uma boa ideia de seu significado.

kaizen conceito

6 Características essenciais do kaizen

Quais as condições que você deve observar para saber se o Kaizen pode ser utilizado? Abaixo seguem 6 características que podem lhe ajudar a definir pelo uso do Kaizen:

  1. Equipe orientada:a responsabilidade pelo kaizen está nas mãos de um time composto por colaboradores de diversos departamentos da empresa. Este time geralmente consiste de pessoas ligadas ao processo, gerentes, colaboradores de áreas de suporte ou outras áreas sem relação direta com o problema, e até de fornecedores e clientes.
  2. Curta duração:os eventos kaizen duram de 1 a 5 dias. Neste período são realizados treinamentos e atividades práticas na área do problema a ser resolvido, identificação de melhorias, implementação, avaliação e apresentação dos resultados obtidos.
  3. Foco:a atenção da equipe é totalmente direcionada ao processo em análise. Isso significa dizer que as pessoas não irão realizar suas atividades diárias no período do kaizen, mas sim dedicar o seu tempo integralmente ao evento (sim, parem tudo e vamos resolver isso agora!).
  4. Criatividade antes do investimento:as soluções encontradas e implementas no kaizen devem ser de baixo custo e alto retorno. Nesse sentido, a equipe é estimulada a usar da criatividade antes de recorrer a investimentos.
  5. Ação orientada:no kaizen as ações são implementadas tão logo se desenvolva uma solução, isso, sobretudo, devido ao seu curto período de duração. Dessa forma, caso uma mudança no processo seja necessária para o alcance da melhoria desejada, por mais complexa que seja, a mudança é realizada durante o evento.
  6. Repetição:a realização de eventos kaizen torna-se uma prática frequente, de tal modo a promover um círculo de planejamento, implementação, controle e ação corretiva (ciclo PDCA), que a longo prazo confere grandes benefícios para a organização.

Quais os problemas que você pode resolver com o Kaizen?

Quais os problemas que você pode resolver com o Kaizen?

Normalmente, este método é utilizado com sucesso para resolver os seguintes tipos de problemas (mas não restrito a eles):

– Implementação de pequenas etapas de uma iniciativa ou projeto mais amplo.

– Redução do tempo de setup de máquina (tempo de preparação para iniciar a produção de um produto diferente).

– Criação de células de trabalho e melhoria de fluxo.

– Aumento de produtividade em uma linha de produção ou estação de trabalho.

– Melhoria dos indicadores de qualidade.

– Mudança de layout.

– Desenvolvimento ou reformulação de um processo operacional, administrativo ou de fábrica.

Quer saber mais sobre kaizen?

Acesse o link a seguir e veja como planejamos um kaizen. Entender como um evento é planejado fornece uma boa ideia sobre como ele pode ser realizado.

Quer ver um exemplo real? Clique no link a seguir e assista a um rápido filme mostrando os melhores momentos de um evento kaizen. PONTO IMPORTANTE: o trabalho mostrado nesse filme poderia levar semanas ou até mesmo meses. Mas não, levou apenas 5 dias! Confira.

Guilherme Sandrini