Lean coach: entenda a função do coaching para trabalhar um líder Lean

Por trás de grandes colaboradores existem grandes líderes. É por meio de uma boa liderança que se pode melhorar a conduta ética, o alinhamento organizacional, a produtividade e o faturamento da empresa. Para alcançar tudo isso e muito mais, existe um meio para promover a capacitação chamado lean coach. Você já ouviu falar?

O termo consiste em melhorias constantes do processo de um negócio e em geração de valor para o cliente, porém focado no desenvolvimento das pessoas. Uma das características mais importantes sobre o lean coach é o hábito de ‘’perguntar porquê’’ aos funcionários. Afinal, o questionamento traz mais aprendizado, criatividade e evolução para a equipe.

Sentiu interesse no assunto e quer aprender mais sobre o lean coach? Continue a leitura e descubra!

Estabelecimento de padrões de trabalho

Uma boa liderança não é fruto de um dom, mas, sim, de um esforço contínuo e bom planejamento para atingir esse objetivo. Então, que tal desenvolver bons processos e, a partir disso, desenvolver hábitos positivos de treinamento?

Ao padronizar e documentar processos, fica mais fácil discutí-los, validá-los e promover um treinamento amplo junto a equipe.

Definição de rotina de monitoramento e detecção de desvios

O lean coach — juntamente a sua principal característica, o questionamento — é fundamental para detectar desvios na empresa. Afinal, as falhas surgem quando há um desvio dos padrões organizacionais estabelecidos, seja pela diferença em relação ao resultado esperado, seja pelo não cumprimento dos métodos de trabalho aceitos.

Ao questionar sobre as falhas que surgiram, até entender a real causa do problema, o líder contribui para a evolução da organização e o crescimento da equipe. Isso pode ser alcançado também ao serem aplicadas técnicas de análise e resolução de problemas de maneira rotineira. Em muitas empresas, normalmente se corrige os efeitos de um desvio, e não o que realmente o gerou. Esse é um grande paradigma que depende da atuação de um bom líder, de forma a estimular que as equipes atuam para que os problemas sejam eliminados pela raiz, e não somente seus sintomas.

Reuniões entre o líder e a equipe para estimular o feedback

Claro que de nada adianta estabelecer padrões organizacionais e rotinas de monitoramento dos processos se não houver um feedback para deixar claro o estágio de desenvolvimento do time. É a partir desse feedback que os funcionários são estimulados a continuar com determinados comportamentos positivos e a repensar os negativos.

Por isso, é essencial que você, como líder, não se omita e nem tente impor padrões organizacionais de modo vertical. É preciso estimular o aprendizado através de feedbacks e a manutenção de uma escuta ativa às necessidades da equipe.

Repetição dos processos

Assim como acontece nas artes marciais — em que os padrões de formas corretas de mover o corpo são memorizados com treinamentos — a liderança lean também é aprimorada a partir de um treinamento constante. Desse modo, cada procedimento passa a ser realizado corretamente e se torna um padrão de trabalho. Quando isso acontecer, já é possível treinar uma nova competência.

Por outro lado, se as atividades forem praticadas incorretamente, essa forma errada se tornará um hábito e será vista como um padrão para a organização. Por isso, é importante que haja um sensei atento, capaz de direcionar a equipe no caminho correto.

Então, um líder com capacitação em lean coach deve desenvolver métodos eficientes para suportar bons processos. Ao desenvolver as habilidades necessárias, como a criação de padrões, monitoramento, suporte na busca por soluções, prática do feedback e escuta da equipe , a sua empresa pode crescer continuamente.

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Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

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