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Liderança lean: qual é a função do líder no desenvolvimento das pessoas?

Por Fábio Alves em 08/04/2019

Uma liderança eficaz é fundamental para a criação de uma operação eficiente, suportada por bons processos. Na liderança lean, uma importante característica a ser desenvolvida é o hábito de “perguntar porquê”.

Neste artigo você vai conhecer as três habilidades requeridas para desenvolver esse hábito do ‘questionar’ e como ele pode contribuir para a melhoria do desempenho da empresa.

Qual a importância de questionar?

Vamos pensar: o que é um problema? É o resultado indesejável de um trabalho ou processo, fora do previsto. Apesar do viés negativo, encontrar e resolver um problema é positivo. Nesse sentido, podemos ter dois tipos de problema: o ‘ruim’ e o ‘bom’. O ‘ruim’ acontece quando há um desvio da sua operação no dia a dia, que foge ao padrão. Exemplo: erro ao cadastrar um cliente; máquina quebrada; produto com defeito etc. Esse tipo de problema sempre existirá, e cabe a nós buscar constantemente a sua eliminação.

Já o problema ‘bom’ é criado por nós mesmos, e aparece quando há um desvio ou gap em relação a uma meta estipulada. Exemplo: crescer o faturamento em 10%, diminuir o custo operacional em 5% ao ano, etc. Uma frase frequente na metodologia lean é: não ter um problema é um problema (provavelmente o problema está lá, mas você pode não estar enxergando).

Liderança Lean

Quando o líder estimula os seus liderados na resolução de problemas, isso leva as pessoas a:

  • aprender;
  • utilizar a sua criatividade;
  • trabalhar em equipe;
  • buscar entendimento com outras pessoas e dados concretos;
  • propor novas ações de melhoria.

Ou seja, o estilo da liderança lean é “me siga, e vamos resolver juntos”. Isso envolve:

  • convidar as pessoas a resolverem o problema;
  • mostrar o respeito do líder pela capacidade das pessoas de entender uma situação;
  • acreditar que as pessoas podem resolver o problema;
  • a capacidade do líder de fazer boas perguntas;
  • estimular a equipe para fazer os problemas aparecerem;
  • engajar as pessoas, atribuindo a elas maior responsabilidade.

Quando os integrantes da equipe não sabem a resposta, isso deve ser encarado como uma excelente oportunidade de aprender (e ninguém deve ter medo de mostrar-se incapacitado).

Qual direção o questionamento deve ter?

Um foco importante é a direção do negócio. Quando a liderança lean faz uma pergunta relacionada a um objetivo da organização, isso incentiva as pessoas a buscar o alinhamento da resolução do problema à meta da empresa.

Dessa maneira, o líder lean deve:

  1. estimular as pessoas a tomarem a iniciativa de resolver problemas e melhorar o seu trabalho;
  2. assegurar que o trabalho de cada colaborador esteja alinhado para agregar valor para o cliente e prosperidade para a empresa.

Quais as atitudes uma liderança lean deve ter na hora de questionar?

Além de alinhar seu questionamento à direção estratégica da empresa, a liderança lean deve ter determinadas atitudes para que as perguntas levem aos melhores resultados. Vamos a elas!

Gerenciar por meio da resolução de problemas

O líder desenvolve as pessoas em técnicas de resolução de problemas e alimenta uma cultura de expôr os desafios. Cada problema deve ser encarado como uma oportunidade.

Envolver todos na melhoria

A liderança lean incentiva a participação das pessoas nas discussões sobre as melhorias que precisam ser implementadas. Não pergunte quem é o culpado, e sim quais as causas. A técnica dos 5 porquês consiste em fazer perguntas que levem a reflexão pela equipe e a identificação da real causa (raiz) de um problema. Por exemplo:

  • Problema: O carro não liga.
  • 1. Por quê? Porque a bateria não funciona.
  • 2. Por quê? O alternador não está carregando a bateria.
  • 3. Por quê? A correia do alternador quebrou.
  • 4. Por quê? A correia estava sendo usada muito além da vida útil e não foi substituída.
  • 5. Por quê? O carro não passou por uma revisão periódica (real causa do problema).

Estimular as pessoas aprender a aprender

A liderança lean deve incentivar as pessoas a aprenderem aquilo que elas ainda não sabem. Cada líder é um professor (ou sensei) formando novos líderes.

Com as habilidades de questionamento desenvolvidas, a liderança lean e seu time farão uma gestão focada em soluções para melhoria contínua da empresa.

Caso não tenha lido os primeiros conteúdos sobre liderança lean que publicamos, CLIQUE AQUI para acessá-los e continuar sua leitura.



Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 15 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



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Sobre a KIMIA

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