Trace o perfil da sua equipe por meio da gestão da mudança

A gestão da mudança é uma ferramenta de gerenciamento voltada para a melhoria contínua da organização. Em um cenário em que a competitividade se torna cada vez mais acirrada, é essencial que as empresas invistam em aprimorar processos e eliminar hábitos que reduzem a produtividade.

A grande questão é que para implantar alterações profundas e duradouras, o comportamento dos colaboradores, que mantém o negócio funcionando, deve receber suporte para ser transformado.

Quer saber como aprimorar seus negócios e implantar transformações eficazes? Leia nosso artigo e conheça a gestão de mudanças. Ela vai alterar sua relação com a equipe e proporcionar a você a capacidade de melhorar a empresa!

Qual o papel da equipe na gestão da mudança?

A verdade é que, para que ocorra de fato a mudança em uma organização, os funcionários precisam estar engajados com cada novo projeto, a ponto de adquirirem novos hábitos, conectados com as metas atuais. No entanto, as grandes alterações levam tempo e muitos esforços para acontecerem. Por isso, são requeridas atitudes que mantenham a motivação dos funcionários. Nesse contexto, a importância do líder se torna parte crucial do projeto.

Sendo assim, os gestores são responsáveis por conhecer seu time e promover ações, a fim de que os membros se mantenham trabalhando para as mudanças sejam implementadas e consolidadas. Como a equipe é o ponto-chave para reestruturar processos e chegar a novas metas, os líderes precisam:

  • comunicar para motivar: é fundamental expor e informar a evolução das mudanças. Assim, os funcionários não enxergam apenas todo o trabalho que tem pela frente, mas também os impactos positivos de todo o esforço já realizado;

  • alinhar e capacitar: o processo de mudança é longo e contínuo. Por isso, os líderes devem manter o time nos trilhos, fornecendo instrumentos, orientações e capacitação para que sejam aprimoradas habilidades que se alinhem às expectativas da organização.

Quais os benefícios da gestão de mudanças para a empresa?

O benefício maior da gestão de mudanças é proporcionar que a visão estratégica da empresa tenha recursos para ser cumprida. Com metas, apoio à equipe e uma modificação nas estruturas produtivas como um todo, para dar suporte às alterações, a organização consegue que sua rotina trabalhe para a melhoria.

Pensando em um mundo globalizado, onde demandas, exigências de consumo e níveis de produtividade se transformam a cada dia, é essencial que a operação seja adaptável. Com a gestão de mudanças, a empresa garante o vínculo com funcionários e a infraestrutura para implementar novos hábitos e processos, cumprindo com as metas e se adaptando aos diversos cenários.

Quais os níveis da gestão da mudança?

Mudar é necessário para se adaptar às novas exigências do mercado e para se livrar de processos que limitam a produtividade. Entretanto, a operação de uma empresa, para funcionar, está ligada a diferentes esferas. Assim sendo, as transformações devem estar conectadas em todos os níveis. Eles são:

  • identidade: mudança na estratégia da empresa, alterando a visão da organização;

  • relações: mudança nos paradigmas das relações, buscando a satisfação interna na empresa;

  • processos: alterações na logística e organização das atividades nos departamentos, mudando fluxos de tarefas e os ciclos de trabalho;

  • recursos: acompanhamento das mudanças pela infraestrutura, considerando maquinário, imóveis e tecnologias.

A gestão da mudança proporciona a consolidação de processos e o vínculo com as pessoas da empresa. Assim, a rotina de trabalho e o desempenho dos colaboradores funcionam em prol de atingir metas, que conduzem ao cumprimento da visão estratégica do negócio. Com esse suporte, as melhorias, a flexibilização de fluxos de trabalho e o aumento constante da produtividade, exigidos pelo novo mercado, podem acontecer.

Quer receber sempre textos voltados para o desenvolvimento da gestão e melhor desempenho nos negócios? Assine a nossa newsletter! Trabalhamos para que os gestores sejam mais informados e habilidosos!

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

Deixe uma resposta