Uma reflexão sobre: como aumentar a capacidade de resolução dos problemas no dia a dia?

Nos últimos anos tivemos oportunidade de verificar as dificuldades encontradas no dia a dia dos nossos clientes sobre o que tem “tirado o sono” dos gestores de suas operações. O que chama a atenção é que, invariavelmente, os problemas e algumas das SOLUÇÕES são conhecidas. Por outro lado, se as soluções são conhecidas, porque os problemas insistem em permanecer? Seguem abaixo algumas considerações sobre esse fenômeno que podem auxilia-lo no aumento da sua capacidade de resolver os problemas.

Para um primeiro grupo, verificamos que as pessoas simplesmente não conseguem sair da rotina, do dia a dia de “incêndios para apagar”. A dinâmica exigida para se atuar na indústria ou em ambientes administrativos também é velha conhecida e cada dia termina com a sensação de que “trabalhei muito hoje, mas não sei ao certo o que foi que eu fiz”.

Para um segundo grupo, existe a clareza de que os problemas devem ser resolvidos. Entretanto, os gestores são imediatistas e se precipitam querendo resolver TODOS os problemas ao mesmo tempo, como se todos eles tivessem igual importância e urgência. Aí faltam foco, profundidade na análise, pessoas, recursos financeiros e, principalmente, tempo.

Por fim, para um terceiro grupo, que de fato consegue dedicar algum tempo na implementação de melhorias, nem sempre o resultado desejado é alcançado ou este não é sustentável. Seja porque a causa raiz não foi verdadeiramente compreendida, seja porque podem existir muitas causas potenciais para um mesmo problema. Com frequência, assistimos as pessoas realizarem o que chamamos de “o passo do gênio”* e não serem bem sucedidas. Se não compreendemos profundamente qual o problema, como poderemos resolvê-lo?

* comportamento das pessoas, especialmente aquelas com perfil mais prático, de passar pouco tempo discutindo as causas e já partir direto para as soluções.

Assim, ao apresentar para nossos clientes um método estruturado para resolução dos problemas, fornecemos um caminho para que as pessoas aumentem sua capacidade e habilidade para resolver problemas. Resolveremos TODOS os problemas da operação ao mesmo tempo? Não, mas os problemas priorizados serão SISTEMATICAMENTE resolvidos. A implementação das soluções iniciará no menor tempo possível? Não, mas teremos certeza de que cada problema foi amplamente COMPREENDIDO, aumentando as chances de sucesso e sustentabilidade. Como empresa de consultoria, a Kimia propõe-se a mais do que suportar os clientes em implantações Lean ou projetos Six Sigma. Atuamos como um PROVEDOR DE SOLUÇÕES.

Suportamos a resolução dos velhos problemas, aqueles já conhecidos, com uma abordagem diferenciada. Nossos clientes tem cada vez mais reconhecido o valor de um método de trabalho em que UM PROBLEMA QUE IMPACTA NOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO É PRIORIZADO, E CONSEQUENTEMENTE RESOLVIDO.

Guilherme Sandrini

Deixe uma resposta