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Lição de um ponto (LUP): como utilizar?

Por Guilherme Sandrini em 17/03/2023

Nesse post vamos entender o que é a ‘lição de um ponto’ (LUP) ou ‘lição ponto a ponto’ (LPP), que é uma importante ferramenta de capacitação de equipes operacionais.

A lição de um ponto ou ‘LUP’ faz parte do conjunto de ferramentas do pilar do TPM chamado ‘Manutenção Autônoma‘, cuja característica mais perceptível é o compartilhamento da responsabilidade pela manutenção das máquinas entre equipes operacionais e equipes de manutenção.

Apesar de ter sua origem dentro do TPM – Manutenção Produtiva Total – as LUPs podem ser aplicadas em qualquer tipo de ambiente, considerando empresas de serviço, operações logísticas, hospitais, etc. O importante é entender a lógica para o treinamento que é suportada pelas LUPs.

Mas voltando ao TPM, o compartilhando das informações é realizado através da criação de rotinas de limpeza e inspeção dos equipamentos, de maneira que essas atividades auxiliam a reduzir falhas e paradas devido a redução da deterioração forçada das máquinas. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A MANUTENÇÃO AUTÔNOMA.

Continua a leitura para entender como utilizar a LUP. Iremos abordar os seguintes temas (CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA IR DIRETO PARA A SEÇÃO):
>> O que é a ‘lição de um ponto’ (LUP)?

>> Como utilizar a lição de um ponto (LUP)?

>> Exemplos de lição de um ponto (LUP)

>> Como a Kimia pode suportar sua empresa a aplicar a LUP?

O que é a ‘lição de um ponto’ (LUP)?

A lição de um ponto é uma maneira de capacitar as equipes de maneira incremental. Para isso, cria-se um documento que também pode ser chamado de ‘LUP’, de forma que o conhecimento a respeito de um ponto seja formalizado e registrado.

Uma lição de um ponto, como o próprio nome diz, aborda somente um ponto, tema ou assunto. Seu conteúdo é simples, visual, mas nunca superficial. Às vezes, as LUPs podem ser elaboradas à mão, sem necessidade de serem geradas no computador. O importante é a transferência do conhecimento que seu uso irá gerar.

Uma vez que uma LUP aborda somente um tema, podemos pensar que o potencial de capacitação de uma equipe seja limitado. Mas é exatamente o contrário. Ser somente sobre um tema confere agilidade. O aprendizado é simples, rápido e pode ser utilizado com alta frequência. Ao longo do tempo, a soma destes conhecimentos incrementais terá grande impacto no desempenho dos processos.

Elaborar uma LUP faz parte de um movimento importante que é extrair o conhecimento tácito (adquirido com a experiência ao longo do tempo) e torná-lo ao alcance de todos, documentado, de forma que possa ser propositalmente difundido. Dá para ter uma ideia do ganho que sua empresa pode ter com isso?

Podem ser abordadas questões estritamente técnicas, que envolvem conhecimentos básicos de mecânica, eletro/eletrônica, lubrificação, entre outros. Além disso, uma lição de um ponto (LUP) pode abordar questões comportamentais e de uso correto dos equipamentos.

A ideia fundamental é capacitar as equipes operacionais de produção a, pouco a pouco, ganhar conhecimento sobre diversos temas e:

  • fazer distinção entre normalidade e anormalidade (detectar desvios);
  • tomar providências rápidas contra as anomalias detectadas;
  • tomar a decisão de parar o processo antes que um problema se agrave e danifique o equipamento;
  • solicitar correções mais complexas para a equipe de manutenção, também com rapidez;
  • entender o princípio de funcionamento de partes ou de um equipamento como um todo;
  • monitorar se o equipamento está trabalhando conforme suas condições ideais de operação.

Lição de um ponto e inspeção de equipamento

Jeane Silveira, nossa especialista em TPM e instrutora de cursos sobre o tema, explica mais sobre a LUP e os tipos de LUPs existentes, assim como a maneira como elas devem ser elaboradas. São eles:

  • LUP de conhecimento básico;
  • LUP de ‘caso de problema’ (ou somente ‘de problema’);
  • LUP de ‘caso de melhoria’ (ou somente ‘de melhoria’);

Clique na imagem abaixo para assistir e saber mais.

Esse vídeo é parte do Treinamento EAD da Kimia sobre Manutenção Autônoma. Clique aqui para assisti-lo na íntegra. Esse é curso é totalmente voltado para a aplicação prática, com inúmeros exemplos reais. E É MUITO BEM AVALIADO PELOS ALUNOS!

 

Como utilizar a lição de um ponto (LUP)?

Primeiro de tudo, importante destacar que a equipe de manutenção deve ser a responsável pela elaboração das lições de um ponto (LUPs) com foco na conservação do equipamento. Se estamos falando de transferir o conhecimento do equipamento para a operação, isso é necessário, já que são os manutentores que inicialmente conhecem o funcionamento da máquina e seus diversos subsistemas. Normalmente, esse conhecimento está somente ‘na cabeça’ das pessoas, raramente escrito.

Por outro lado, se o objetivo é criar LUPs com foco na operação de um equipamento, é mais recomendado que estas sejam criadas por operadores experientes. A lógica básica é delegar essa atividade aos detentores do conhecimento, ainda que membros de outros departamentos como Qualidade, Engenharia, Manutenção, etc possam atuar como ‘revisores’ ou ‘aprovadores’.

Como somente um tema por vez é abordado, os treinamentos baseados em uma LUP devem ser muito rápidos e objetivos, durando entre 5 e 10 minutos. Considerando que estes treinamentos capacitarão os operadores a intervir no equipamento, nada melhor do que realizá-los junto à máquina, exemplificando os pontos importantes do treinamento junto ao equipamento e realizando atividades práticas.

A imagem abaixo exemplifica isso: treinamento com base em uma LUP junto a máquina, verificando na prática o conhecimento transferido! Caso real.

Lição de um ponto - Treinamento no gemba

A rapidez do treinamento, em sua essência, é um ponto positivo. Fica difícil NÃO ter poucos minutos disponíveis diariamente para capacitar as equipes, de forma que essa prática possa ser mais facilmente incorporada à rotina de trabalho.

Após treinar cada pessoa, é importante que o entendimento por parte do operador seja verificado. Normalmente, isso é realizado de maneira imediata, de forma que o operador treinado seja capaz de reproduzir (com suas próprias palavras) o conhecimento transferido. É como se estivéssemos ‘treinando o treinador’. Além disso, essa verificação e a realização das atividades práticas no dia a dia irão habilitá-lo como um multiplicador do conhecimento no futuro.

Nosso conteúdo sobre POP (Procedimento Operacional Padrão) descreve de maneira mais extensa uma sistemática eficiente para treinar equipes operacionais, em um método de 6 passos bem prático. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Cabe destacar ainda que o treinamento baseado nas LUPs deve ser sistemático e aplicado de maneira repetitiva. Os temas são pontuais, é verdade, mas com o passar do tempo cada operador irá adquirir um conhecimento profundo sobre cada máquina em que atua.

Lição de um ponto LUP

À medida que a implantação da Manutenção Produtiva Total (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR UM CONTEÚDO ESPECÍFICO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO TPM) avança, novos conhecimentos de cada equipamento serão registrados e transferidos aos operadores. Assim, o treinamento com base nas LUPs deve ser um processo planejado. Para isso, pode-se utilizar uma matriz de habilidades dos operadores como direcionador desse plano.

Um programa de TPM geralmente tem vários indicadores, alguns deles de processo (e não somente de desempenho). O número de LUPs geradas e os treinamentos gerados a partir delas frequentemente faz parte destes indicadores.

Por fim, as LUPs devem ser arquivadas e controladas, são importantes documentos do processo. Deve-se ter controle destes documentos, de forma que estes possam ser constantemente atualizados conforme melhorias forem implementadas no equipamento como parte do Programa TPM.

CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo para baixar um template de LUP e iniciar a capacitação da sua equipe de maneira simples e imediata.

Manutenção autonoma - Template LUP - Lição de um ponto

Exemplos de lição de um ponto (LUP).

Para deixar claro como uma lição de um ponto deve ser elaborada, a imagem abaixo apresenta dois exemplos de LUPs.

O primeiro exemplo, à direita, descreve os tipos de roscas existentes em parafusos. Pare e pense: você sabia que existem diferentes tipos de rosca e sabe quais são eles?

É importante destacar que entender que existem diferentes tipos de roscas NÃO habilita nenhum operador a intervir em um equipamento. Entretanto, um treinamento posterior, que aborde o uso de cada tipo de rosca, permitirá que o operador inicie o reaperto das fixações da máquina, uma vez que a própria vibração do equipamento pode gerar frouxidão. Lembre-se, cada treinamento com base em uma LUP deve ser muito breve e objetivo. Devagar e sempre.

Exemplo lição de um ponto LUP

Já o segundo exemplo na imagem acima, à esquerda, detalha como a montagem de determinada parte da máquina deve ser realizada. Nesse caso, o posicionamento dos componentes também devem facilitar sua leitura e interpretação.

Como dito anteriormente, a LUP pode ser elaborada à mão! O importante é garantir que o conhecimento esteja sendo transferido.

As LUPs normalmente possuem pouca informação por escrito e muitas imagens. Alguns autores chegam a mencionar um percentual, por exemplo, de 80% da informação visual e somente 20% de maneira escrita. Mas não deve existir uma regra fixa, isso dependerá caso a caso. O importante é se basear amplamente nos recursos visuais, que facilitam o entendimento.

Além disso, existem outras partes que facilitam sua identificação, registro e controle, tais como:

  • Um título que identifique a LUP facilmente;
  • Máquina (ou máquinas) em que ela pode ser aplicada;
  • Qual o tipo de LUP (como vimos anteriormente, de ‘conhecimento básico’, ‘caso de problema’ ou ‘caso de melhoria’);
  • Data da elaboração;
  • Versão (nos casos de atualizações ao longo do tempo);
  • Responsável pela elaboração;
  • Responsável pela aprovação ou revisão;
  • Entre outras informações que a descrevem e a qualificam.

E normalmente as LUPs são elaboradas em somente uma página, nunca de maneira extensa. Se uma LUP elaborada em sua empresa possui várias páginas, provavelmente o conhecimento é muito extenso e poderia ser desmembrado em algumas partes. Uma LUP muito extensa provavelmente exigirá uma sessão de treinamento mais longa, com duração muito superior a 5-10 minutos.

Ter somente uma página para elaborar o documento exige grande objetividade em sua preparação, isso nos obriga a ir ‘direto ao ponto’. Não existe espaço para ser ‘prolixo’. Essa é uma característica importante, que confere produtividade ao processo de treinamento. Mais uma vantagem.

Deve ter ficado evidente que a lição de um ponto também colabora para sistematizar cada melhoria realizada ou conhecimento adquirido. Uma LUP não é um procedimento, mas colabora fortemente para o cumprimento de padrões de trabalho (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE PADRÕES) e a estabilidade dos processos.

Como a Kimia pode suportar sua empresa a aplicar a LUP?

Temos uma equipe com grande experiência na aplicação da LUP e do Programa TPM, tendo atuado em empresas de diversos segmentos. Veja como podemos suportar sua empresa a seguir, DE MANEIRA PRESENCIAL OU REMOTA:

  • Consultoria em TPM: suporte completo para a estruturação e condução do Programa TPM em sua empresa, abordando todos os pilares, uso das LUPs e a nossa coordenação técnica. Para empresas que precisam de um suporte mais prolongado, seja para começar do zero, seja para ‘turbinar’ a implantação em andamento. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.
  • Revisão das LUPs, procedimentos e políticas: caso sua empresa já possua LUPs mas não tem certeza se estão sendo criadas e utilizadas da melhor maneira, podemos revisar e analisar criticamente os procedimentos existentes, fornecendo os direcionamentos para o sucesso da implementação. É um suporte pontual de um especialista. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.
  • Treinamento presencial: se sua empresa precisa capacitar sua equipe, temos treinamentos capazes de transferir o conhecimento de maneira objetiva e direta. Treinamentos que combinam teoria e prática para consolidar o aprendizado na LUPs e todos os pilares do TPM. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.
  • Treinamento EAD COMPLETO com foco na Manutenção Autônoma e uso da LUP: uma solução flexível para capacitar uma pessoa ou grandes equipes. São mais de 8 horas de vídeos com aulas divididas por assunto, detalhando os 7 passos da Manutenção Autônoma e as principais ferramentas. Confira na imagem abaixo o conteúdo do treinamento. Em relação a LUP, apresentamos os conceitos necessários e casos práticos para sua elaboração e uso. CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM ABAIXO PARA SABER MAIS.

Treinamento EAD TPM MA e LUPs

Clique aqui para falar com um consultor e saber como podemos suportar sua empresa na implantação bem sucedida de um Programa TPM.



Guilherme Sandrini

Gerente de Projetos da Kimia. Engenheiro e mestre em Engenharia de Produção. Certificado PMP - Project Management Professional. Colaborador de cursos de MBA. Atua em melhoria contínua desde 2004.



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Sobre a KIMIA

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