5 ótimas maneiras para motivar a equipe na empresa

Em tempos de crise econômica ou de crescimento lento, as empresas enfrentam muitas dificuldades de se manter no mercado e de melhorar a eficiência de sua operação. O primeiro obstáculo é motivar a equipe como resultado do comprometimento de um indivíduo com a autonomia e o entendimento da importância do seu trabalho no negócio como um todo.

Motivar a equipe de colaboradores não é uma tarefa fácil, mas é essencial para o sucesso da sua empresa, pois melhora os relacionamentos interpessoais, diminui o absenteísmo, aumenta o comprometimento do time com os objetivos da empresa e, finalmente, gera RESULTADO, que é o que toda empresa precisa.

Sabendo da importância da adoção de medidas para manter sua equipe motivada, elaboramos um artigo com 5 dicas importantes para sua empresa. Leia e entenda melhor! A aplicação é imediata.

1. Lidere pelo exemplo

É importante que um líder dê a direção ao seu grupo, e a maneira mais fácil de fazê-lo é dizendo a cada um o que tem que ser feito. No entanto, a forma mais efetiva é mostrando, pelo seu exemplo, o que e como deve ser feito. Nada pior do que um líder que não segue seus próprios direcionamentos! Assim, se você deseja que sua equipe se mantenha atualizada, deve participar de cursos e treinamentos.

O líder deve estar comprometido com os valores da empresa, e seus atos devem ser a personificação do que é esperado de cada funcionário — um exemplo a ser seguido. Seguir exemplos inspira e traz mais resultados do que apenas obedecer ordens.

Além do reconhecimento, a maior parte das pessoas quer atingir crescimento profissional. Não possuir um líder como referência a ser seguida desmotiva, e a empresa perde talentos por esse motivo.

2. Esclareça os objetivos da empresa

Toda empresa precisa ter seus objetivos estabelecidos em seu plano estratégico para saber o caminho que deve percorrer — e, com os funcionários, não pode ser diferente. É necessário deixar claro o que se espera de cada um, bem como oferecer meios para que os colaboradores alcancem o máximo em resultados. Compreender a importância do seu trabalho e o impacto no negócio como um todo desenvolve identificação pessoal, alinhando os colaboradores à empresa.

3. Dê feedback

Acompanhar todo o processo é importante para detectar falhas e oportunidades para melhorar. Para isso, o desempenho de cada colaborador deve ser informado com educação, destacando êxitos e problemas em seu desempenho.

Defina funções, determine metas, analise o desempenho e dê feedback constantemente: a avaliação deve ser honesta e técnica, reconhecendo o bom trabalho e apontando os problemas.

O foco não pode ser no erro, mas em aprender com a falha, na importância do trabalho realizado por ele e em como seus resultados contribuem para a excelência da empresa, indicando uma forma de melhorar. Sim, receber um feedback desrespeitoso ou que não indique um caminho a ser seguido acaba tendo o efeito contrário.

4. Capacite sua equipe

Fornecer treinamento e capacitação é uma forma de atingir a melhor técnica e uma oportunidade de engajar o colaborador em uma cultura institucional de cooperação, melhorando a motivação da equipe.

Investir no aperfeiçoamento dos funcionários pode evitar acidentes e doenças ocupacionais, além de demonstrar que a empresa dispõe de seu capital para seu bem-estar e qualificação.

5. Implemente um sistema de reconhecimento

Motivar um grupo é desafiador, e mantê-lo motivado é um trabalho a ser feito diariamente por um bom gestor, que deve permitir que cada colaborador desenvolva e demonstre seu potencial. E, após isso, todo comprometimento, a qualificação e os bons resultados precisam ser reconhecidos e premiados.

Tal reconhecimento pode ser feito por um plano de carreira, por premiações mensais aos funcionários que se destacarem e pela oportunidade de as pessoas apresentarem o resultado de seus trabalhos para outras, por exemplo. Isso levará a melhores resultados e motivará a equipe.

Quer saber mais sobre o que está por trás de um sistema de reconhecimento? Não perca o motivo #09 do artigo sobre o método Kaizen, que alia resultados ao alto engajamento das pessoas. Adicionamos, nesse motivo, um vídeo que demonstra vários experimentos sobre motivação. Assista!

E aí, leitor? Gostou das dicas de como motivar a equipe? Se quiser saber mais e manter-se atualizado, acompanhe-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Guilherme Sandrini

Deixe uma resposta