Conheça as principais ferramentas de gestão de pessoas!

As ferramentas de gestão de pessoas são fundamentais para os administradores que desejam melhorar o desempenho e a motivação da sua equipe. Elas são úteis para as empresas, pois permitem que problemas referentes à atuação dos profissionais sejam verificados e resolvidos.

Quer saber como elas podem ser inseridas na rotina dos negócios para, assim, ajudar a melhorar os aspectos da coordenação de equipes e profissionais? Continue conosco: neste post, mostramos algumas das mais importantes para o seu negócio. Boa leitura!

O que são ferramentas de gestão de pessoas?

Gerenciar pessoas significa administrar eficientemente o capital humano da empresa. Isso inclui métodos, técnicas e processos utilizados para promover o desenvolvimento contínuo dos funcionários na organização. Para auxiliar nessa tarefa, existem ferramentas criadas para impulsionar os resultados. Com elas, o gestor facilita o desenvolvimento do colaborador: afinal, elas se concentram nos aspectos necessários e promovem as atitudes certas para desenvolvê-los.

Quais são as ferramentas de gestão de pessoas?

Existem muitas ferramentas de gestão de pessoas, com objetivos variados. Atualmente, as mais modernas são a grande tendência para administrar os colaboradores. Conheça algumas delas a seguir!

Feedback

É impossível gerenciar uma equipe e melhorá-la sem oferecer feedback aos profissionais. Ele é uma ferramenta importante para desenvolver a transparência entre as expectativas da empresa e o trabalho desempenhado pelo colaborador. Com ele, a comunicação interna é otimizada e se torna mais direta.

No feedback, o administrador avalia o desempenho do colaborador e lhe oferece um retorno de forma a alinhar possíveis problemas e demonstrar seu sucesso. Os profissionais, por sua vez, podem mostrar o andamento das tarefas, suas dúvidas, as dificuldades encontrados e assim por diante.

Deve ser realizado com uma frequência definida e de maneira formal, mas também de maneira espontânea, sempre que alguma situação não convencional ocorrer, de forma a reconhecer o trabalho realizado pelo colaborador ou ser necessária uma orientação imediata.

Plano de desenvolvimento individual – PDI

O PDI é uma maneira de planejar como o desenvolvimento do seu colaborador e sua carreira serão realizados, e as competências necessárias para assumir uma nova função dentro da organização. O PDI deve considerar e equilibrar tanto os interesses da empresa, como os anseios profissionais e pessoais do colaborador.

Ao aplicar o Plano de Desenvolvimento Pessoal, o líder estará maximizando a capacidade de realização de seu time, promovendo uma cultura de alta performance. Trata-se de um método que proporciona resultados a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, os colaboradores estão sendo orientados para atender tanto as necessidades imediatas, como também para assumir novos desafios e responsabilidades em projetos futuros.

Em geral, um PDI pode ser definido anualmente, com verificações das metas e ajustes ao longo do período.

Pesquisa de clima organizacional

A satisfação do colaborador é essencial para que ele produza bem para a organização. E o ambiente de trabalho é decisivo nesse aspecto. Uma pesquisa de clima organizacional permite que o gestor conheça a percepção da equipe sobre a empresa e também sobre sua atuação como líder, entendendo o que está adequado ou se medidas precisam ser tomadas.

Esse estudo avalia como os colaboradores se sentem, quais são suas opiniões sobre os diversos âmbitos da empresa, como é a comunicação interna e outros. A partir dos resultados, é possível melhorar esses aspectos e promover uma melhoria no ambiente corporativo.

Em geral, parte das empresas realiza uma pesquisa de clima a cada 2 anos, seguida de um plano de trabalho em função da avaliação realizada. Entretanto, caso muitas mudanças no ambiente sejam realizadas em um período curto, pode ser realizada com maior frequência.

Com as ferramentas certas de gestão de pessoas, a empresa garante a melhoria contínua dos colaboradoras e resultados. Contar com elas é a maneira mais direta de aumentar a produtividade e garantir resultados alinhados às expectativas da organização.

Quer ler outros conteúdos que o ajudem a gerenciá-la de forma mais eficiente? Então, siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e confira sempre os melhores materiais!

Powered by Rock Convert

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

Deixe uma resposta