Entenda a importância do cronograma de projeto para a empresa

Você sabe qual a importância de um cronograma de projeto para garantir que cada atividade seja cumprida dentro do previsto? Muitas vezes, o tempo de execução e os custos de um projeto acabam excedendo o previsto, e isso pode ser reflexo de um planejamento raso e insuficiente.

Um cronograma é uma representação visual de todas as atividades de um projeto, planejadas de tal forma que o projeto possa ser executado, se possível, dentro do prazo estabelecido. Além disso, também permite que os recursos necessários, a duração e uma sequência lógica de realização de cada atividade sejam definidos.

É importante destacar ainda que um cronograma permitirá gerenciar os prazos durante toda a execução do projeto, e não apenas ao final. Isso reduz o risco de se perceber, quase ao final do prazo estabelecido, que não será possível cumpri-lo por atrasos em atividades iniciais, por exemplo.

Para você entender melhor a importância de um cronograma, listamos, neste post, algumas de suas vantagens.

Benefícios do cronograma de projeto

Acompanhamento passo a passo

Muitas vezes, um projeto acaba não saindo do papel porque as equipes simplesmente não sabem por onde começar a colocá-lo em prática. Antes de pensarmos em gerenciar atrasos, por exemplo, é importante garantir que todos conheçam as atividades a serem realizadas. Essa é, provavelmente, a principal função do cronograma.

Quando o acompanhamento não acontece de maneira frequente, atividade por atividade, pode ocorrer que partes importantes sejam negligenciadas e mesmo superestimadas. Ao seguir um cronograma, é possível que todos saibam exatamente onde focar e qual a ordem correta para desempenhar cada atividade. E por se tratar de uma “linha de base”, permite avaliar o desempenho real frente ao esperado.

(CLIQUE AQUI E VEJA COMO A KIMIA GERENCIA DE MANEIRA VISUAL O ANDAMENTO DE SEUS PROJETOS)

Credibilidade

Um projeto sem cronograma tende a ter baixa credibilidade. Já imaginou um departamento de vendas sem metas ou uma operação de produção sem controle de qualidade? Um projeto sem cronograma traz a mesma ideia de desorganização.

Trata-se de um documento que auxilia uma boa estruturação dos projetos da empresa. Ele permite acompanhar o desempenho das equipes envolvidas e do projeto, e a mensurar a utilização de recursos, que não devem divergir do previsto. Fazendo isso, quaisquer desvios em relação ao planejado podem ser detectados rapidamente.

Cumprimento de prazos

Cumprir o prazo de um projeto pode não ser tão simples quanto parece. Estabelecer somente uma data de conclusão é insuficiente. Pode ser que você perceba, quase ao final do prazo, que ainda falta concluir muitas atividades.

Se a conclusão de uma atividade atrasa, uso do cronograma permite ainda que o impacto seja corretamente avaliado e entendido. Se ela fizer parte do chamado “caminho crítico” (ou seja, a sequência de atividades cuja relação de dependência é a mais demorada), o prazo do projeto será impactado como um todo. Por outro lado, se a atividade não fizer parte do “caminho crítico”, esse atraso pode ser acomodado sem gerar atraso no projeto como um todo, e sem a necessidade de se realizarem horas extras para compensá-lo. Evita-se assim, um custo que seria desnecessário. Mas isso só pode ser corretamente entendido com o uso de um cronograma.

Como vimos, o cronograma é peça fundamental para o sucesso de qualquer projeto, trazendo vantagens para a empresa e para os membros de uma equipe. Estabelecer um cronograma obriga a equipe do projeto a se planejar, e isso é algo imprescindível em qualquer projeto.

Caso queira saber mais sobre as “linhas de base” e como realizar um projeto, CLIQUE AQUI e leia nosso artigo sobre “Como coordenar projetos com eficiência“.

Guilherme Sandrini

Deixe uma resposta