Por que a melhoria contínua é tão importante para uma empresa?

Todos sabemos que, para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário oferecer o melhor aos clientes. E como a nossa sociedade vive em constante transformação, manter-se em patamares elevados também demanda uma melhoria contínua dos produtos ou serviços oferecidos.

Se a ideia de um processo contínuo parece desanimá-lo, é importante entender o porquê disso tudo. Antes de mais nada, podemos dizer que esse processo traz algumas vantagens à empresa. Se interessou? Então, continue a leitura e veja quais são elas.

Simplificação dos fluxos de trabalho

Imagine que você está diante de uma escada, em cujo topo se localiza o seu objetivo, mas, tudo parece meio obscuro e não é possível visualizá-lo com clareza. Imediatamente, você pega uma lanterna e começa a subir os degraus, e o alcance da luz é pequeno e só se consegue ver o passo seguinte.

O processo de melhoria contínua funciona mais ou menos como essa analogia da lanterna. Existem aspectos que só podem ser enxergados após a realização de alguma melhoria, e são eles que permitem conhecermos os próximos passos. Muitas vezes, os fluxos de trabalho contam com complexidades desnecessárias, resultantes da falta de uma análise mais aprofundada dos processos.

A melhoria contínua promove essa análise, que permite o desenvolvimento de procedimentos mais simples e eficazes. Dessa forma, elimina-se as ações desnecessárias e otimiza-se o que realmente faz a diferença no resultado final do processo. Essas melhorias, se estabilizadas e padronizadas, podem gerar grande impacto no desempenho geral da empresa.

Redução de erros e custos

O gestor precisa conhecer os custos de sua operação. Para isso, o mapeamento do fluxo de valor deve ser realizado de modo a conhecer exatamente o tempo e os investimentos necessários para o desempenho de cada tarefa do processo.

Essa ação, quando realizada de modo contínuo, desafia as pessoas e permite diminuir os desperdícios nas atividades desnecessárias. Além disso, uma vez feito esse mapa, a margem de erros e retrabalhos também pode ser reduzida, contribuindo ainda mais para a redução dos custos da empresa de modo geral.

Maior flexibilidade e competitividade

Além de diminuir os custos, a melhoria contínua ajuda a empresa a manter-se sempre em patamares elevados em relação à concorrência. A redução de custos permite maior facilidade no repasse de preços, especialmente quando a economia no setor se encontra pouco aquecida.

Também, a implantação de padrões de trabalho por meio de eventos Kaizen ou o pensamento A3 ajudam a empresa a ganhar destaque quanto à qualidade dos seus produtos. Dessa forma, não será necessário praticar os menores preços do mercado para ser a preferida do público.

Implantar uma cultura de melhoria contínua, entretanto, pode não ser tão simples quanto parece.

Uma empresa de consultoria é capaz de ajudar a encontrar o melhor caminho, a jornada de implementação que tenha a maior aderência a cultura da empresa, para obter e maximizar os benefícios.

Um consultor experiente auxiliará na resposta a perguntas chave para aumentar os resultados por meio da melhoria contínua, tais como: por onde começar; como envolver as pessoas; quais ferramentas e métodos são mais adequados; quais são as oportunidades que transformarão os resultados e as pessoas; e quais lições devemos tirar dos erros que naturalmente acontecerão na caminhada de melhoria.

Gostaria de conversar com um consultor e ver como podemos ajudar sua empresa? Clique aqui.

Se este post foi útil para você, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos similares a este.

Guilherme Sandrini

Deixe uma resposta