Quais os benefícios da gestão da qualidade total para a empresa?
A gestão da qualidade total (TQM ou Total Quality Management) é um conjunto de técnicas que formam um sistema em busca da melhoria contínua. Para ser implementada, pode até ser aliada a outras metodologias, como o Lean Manufacturing.
O fato é que colocá-la em prática gera diversas melhorias capazes de impactar positivamente o desempenho do negócio e sua relação com o mercado. Por isso, tem sido cada vez mais procurada, em um mercado dinâmico e repleto de concorrentes.
Para explorar todos os pontos positivos, é preciso aplicá-la da maneira correta e entender suas ferramentas. A seguir, veja o que considerar sobre a gestão da qualidade total!
As maiores vantagens desse sistema
Aplicado da forma adequada, o TQM permite que a melhoria contínua seja implementada. Como consequência, há melhor aproveitamento de recursos e maior produtividade dos funcionários.
Também há uma redução dos custos operacionais, condição para se obter um incremento da lucratividade. Não menos importante, há uma redução dos erros e das perdas com a implantação de processos robustos, o que evita o retrabalho.
Tudo isso gera um benefício principal e de destaque: o aumento da competitividade no mercado. Assim, a empresa consegue se destacar para conquistar e fidelizar os clientes com mais facilidade.
As ferramentas essenciais da qualidade total
O TQM utiliza algumas ferramentas específicas para que suas atividades sejam colocadas em prática. Além de conhecê-las, é indispensável saber como usá-las. A seguir, veja quais são algumas das ferramentas e como cada uma funciona.
Fluxograma
Entender as operações internas e como elas se relacionam é fundamental para ampliar a qualidade. O fluxograma traz uma representação visual desse conjunto e identifica os processos, os fluxos e as conexões entre eles. É essencial para mapear as etapas, gerando um reconhecimento rápido e amplo sobre o negócio.
Histograma
Uma boa maneira para se entender processos com maior profundidade consiste em estabelecer medições.
Para uma boa análise de dados, é possível usar o histograma. Por meio dele, é possível acompanhar a frequência de vendas ao longo do ano ou do mês, por exemplo. Ele utiliza um gráfico de barras e uma curva de distribuição. Assim, é possível identificar onde ocorrem os picos ou acúmulos principais, de forma a se obter mais conhecimento sobre os processos.
Folha de verificação
A folha de verificação funciona como o checklist da qualidade total. Ela serve para identificar todas as etapas, elementos e parâmetros que devem ser aplicados para garantir bons processos. A partir dos procedimentos, é possível checar o que já foi feito e o que ainda deve ser realizado, o que permite que nada seja esquecido.
Outras ferramentas também podem ser usadas, como o programa 5S, o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Controlar e Agir), o diagrama de causa e efeito e assim por diante, sempre com foco em analisar o processo, entender causas e estabelecer rotinas de trabalho mais eficientes.
A implementação desse sistema de qualidade
A prática da qualidade total é feita em etapas. O processo começa com o envolvimento da alta administração, que precisa se comprometer de cima para baixo. Sem essa participação, a implementação se torna falha e infrutífera.
A partir disso, é feita uma análise sobre a cultura organizacional e como ela pode aplicar os conceitos do TQM. Foco no cliente, busca da melhoria contínua e fluxo de informações simplificado são alguns dos pontos essenciais e que devem ser trabalhados.
A mudança na cultura deve ser executada de forma integrada com os colaboradores, tanto por meio da comunicação quanto pelo treinamento e desenvolvimento. Além disso, é preciso aplicar as ferramentas adequadas, para cada tipo de processo e objetivo.
O ciclo continua e segue até o monitoramento dos resultados. Nesse momento, as mudanças são estabilizadas e consolidadas, e novas melhorias são planejadas rumo a um melhor desempenho.
Para simplificar o processo, convém ter o apoio de uma consultoria especializada. Com o nível adequado de expertise, o time é capaz de prever as mudanças necessárias para gerar uma boa performance.
A gestão da qualidade total permite que a empresa tenha um desempenho consistente e robusto ao longo do tempo. Com a implantação adequada, o negócio conquista diversos benefícios que levam ao destaque no mercado.
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