3 insights para o desenvolvimento de equipes de alta performance!

Qual gestor não quer ter resultados cada vez melhores? Para isso, é importante investir nas pessoas que atuam na empresa. O desenvolvimento de uma equipe de alta performance pode ser a chave para o sucesso que você tanto almeja, visto que os bons resultados derivam de bons processos e da soma de talentos, e cada integrante do time tem sua participação.

Essa interação faz com que a empresa se enriqueça de ideias novas, que levarão às melhores soluções para os problemas e falhas, além de proporcionar a melhoria do resultado. Entretanto, uma equipe de alta performance não se constrói rapidamente. É preciso realizar diversas ações, que promovam a retenção de talentos e o crescente engajamento dos envolvidos. Para ajudá-lo, listamos abaixo alguns insights. Confira!

Como desenvolver uma equipe de alta performance na sua empresa?

1. Seja um líder inspirador e coerente

Para que a sua equipe se motive a fazer o melhor que pode, você — como líder — precisa ser o primeiro a adotar as premissas que valoriza. Ser um ouvinte sempre aberto à sugestões e argumentos, bem como tratar a todos de forma cordial e equilibrada, são características imprescindíveis para um líder de sucesso.

A inspiração, e também motivação, da equipe aparecerá muito mais pelo exemplo do que pela cobrança. É claro que as normas e metas são necessárias para que cada um conheça seus objetivos, mas cobrar o tempo todo e demonstrar desconfiança pode levar a um quadro de desmotivação coletiva e queda na produtividade. Assim, se você deseja que sua equipe supere desafios e metas, é importante que eles reconheçam seu esforço, antes de todos, em fazer o mesmo. 

2. Defina responsabilidades, metas e objetivos ligados à estratégia do negócio

É importante definir metas de curto, médio e longo prazo que sejam possíveis de serem atingidas. Além disso, valorizar os pequenos resultados conseguidos pelo caminho, torna as pessoas mais engajadas em busca de um objetivo maior.

Além disso, valem os programas de desenvolvimento, métodos de desdobramento da estratégia e metas — Hoshin Kanri — e o uso de ferramentas tecnológicas para o gerenciamento de ações e compartilhamento das informações — Asana, Trello, Microsoft Sharepoint. Independente da escolha, todos devem estar cientes desses recursos e precisam saber como utilizá-los.

3. Invista na comunicação

A comunicação interna é fundamental para que todos “caminhem na mesma direção”. Toda a equipe deve saber o que se espera dela e até que ponto o objetivo já foi atingido. Isso demanda um contato constante com as pessoas e a interação entre elas. Portanto, faça reuniões periódicas, utilize aplicativos de conversa, mantenha uma intranet, murais de recados e outros recursos para que todos se sintam seguros ao compartilhar ideias e argumentos.

Além disso, as pessoas precisam sentir-se acolhidas e confortáveis para expor suas ideias e anseios. Um bom líder toma decisões com firmeza, mas também é um bom ouvinte e estimula o trabalho em equipe, no lugar do espírito de competição, que só atrasa os resultados. Uma boa comunicação fará com que todos conheçam as metas e trabalhem juntos por elas. 

Lembre-se sempre que não basta construir uma equipe de alta performance: ela precisa de um cenário adequado para que as competências e talentos de cada integrante possam ser colocados a favor do negócio.

Os colaboradores devem alcançar seus propósitos no dia a dia, e isso precisa estar alinhado com os objetivos da empresa. Se queremos alta performance, as equipes devem ser estimuladas a realizar iniciativas para fortalecer o desempenho. Projetos de melhoria são uma excelente oportunidade para atingir esse objetivo.

E aí, gostou do post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que outras pessoas conheçam também essas dicas!

Powered by Rock Convert

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

Deixe uma resposta