BLOG da KIMIA para aumento de produtividade

Receba nossos conteúdos semanais e gratuitos
ASSINE

Liderança lean: qual é a função do líder no desenvolvimento das pessoas?

Por Fábio Alves em 08/04/2019

Uma liderança eficaz é fundamental para a criação de uma operação eficiente, suportada por bons processos. Na liderança lean, uma importante característica a ser desenvolvida é o hábito de “perguntar porquê”.

Neste artigo você vai conhecer as três habilidades requeridas para desenvolver esse hábito do ‘questionar’ e como ele pode contribuir para a melhoria do desempenho da empresa.

Qual a importância de questionar?

Vamos pensar: o que é um problema? É o resultado indesejável de um trabalho ou processo, fora do previsto. Apesar do viés negativo, encontrar e resolver um problema é positivo. Nesse sentido, podemos ter dois tipos de problema: o ‘ruim’ e o ‘bom’. O ‘ruim’ acontece quando há um desvio da sua operação no dia a dia, que foge ao padrão. Exemplo: erro ao cadastrar um cliente; máquina quebrada; produto com defeito etc. Esse tipo de problema sempre existirá, e cabe a nós buscar constantemente a sua eliminação.

Já o problema ‘bom’ é criado por nós mesmos, e aparece quando há um desvio ou gap em relação a uma meta estipulada. Exemplo: crescer o faturamento em 10%, diminuir o custo operacional em 5% ao ano, etc. Uma frase frequente na metodologia lean é: não ter um problema é um problema (provavelmente o problema está lá, mas você pode não estar enxergando).

Liderança Lean

Quando o líder estimula os seus liderados na resolução de problemas, isso leva as pessoas a:

  • aprender;
  • utilizar a sua criatividade;
  • trabalhar em equipe;
  • buscar entendimento com outras pessoas e dados concretos;
  • propor novas ações de melhoria.

Ou seja, o estilo da liderança lean é “me siga, e vamos resolver juntos”. Isso envolve:

  • convidar as pessoas a resolverem o problema;
  • mostrar o respeito do líder pela capacidade das pessoas de entender uma situação;
  • acreditar que as pessoas podem resolver o problema;
  • a capacidade do líder de fazer boas perguntas;
  • estimular a equipe para fazer os problemas aparecerem;
  • engajar as pessoas, atribuindo a elas maior responsabilidade.

Quando os integrantes da equipe não sabem a resposta, isso deve ser encarado como uma excelente oportunidade de aprender (e ninguém deve ter medo de mostrar-se incapacitado).

Qual direção o questionamento deve ter?

Um foco importante é a direção do negócio. Quando a liderança lean faz uma pergunta relacionada a um objetivo da organização, isso incentiva as pessoas a buscar o alinhamento da resolução do problema à meta da empresa.

Dessa maneira, o líder lean deve:

  1. estimular as pessoas a tomarem a iniciativa de resolver problemas e melhorar o seu trabalho;
  2. assegurar que o trabalho de cada colaborador esteja alinhado para agregar valor para o cliente e prosperidade para a empresa.

Quais as atitudes uma liderança lean deve ter na hora de questionar?

Além de alinhar seu questionamento à direção estratégica da empresa, a liderança lean deve ter determinadas atitudes para que as perguntas levem aos melhores resultados. Vamos a elas!

Gerenciar por meio da resolução de problemas

O líder desenvolve as pessoas em técnicas de resolução de problemas e alimenta uma cultura de expôr os desafios. Cada problema deve ser encarado como uma oportunidade.

Envolver todos na melhoria

A liderança lean incentiva a participação das pessoas nas discussões sobre as melhorias que precisam ser implementadas. Não pergunte quem é o culpado, e sim quais as causas. A técnica dos 5 porquês consiste em fazer perguntas que levem a reflexão pela equipe e a identificação da real causa (raiz) de um problema. Por exemplo:

  • Problema: O carro não liga.
  • 1. Por quê? Porque a bateria não funciona.
  • 2. Por quê? O alternador não está carregando a bateria.
  • 3. Por quê? A correia do alternador quebrou.
  • 4. Por quê? A correia estava sendo usada muito além da vida útil e não foi substituída.
  • 5. Por quê? O carro não passou por uma revisão periódica (real causa do problema).

Estimular as pessoas aprender a aprender

A liderança lean deve incentivar as pessoas a aprenderem aquilo que elas ainda não sabem. Cada líder é um professor (ou sensei) formando novos líderes.

Com as habilidades de questionamento desenvolvidas, a liderança lean e seu time farão uma gestão focada em soluções para melhoria contínua da empresa.

Caso não tenha lido os primeiros conteúdos sobre liderança lean que publicamos, CLIQUE AQUI para acessá-los e continuar sua leitura.



Fábio Alves

Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 20 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



« Voltar

Sobre a KIMIA

São mais de 15 anos de experiência em diversos setores e segmentos para ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, a competitividade e os lucros.

#

    Inscreva-se em nossa newsletter

    E receba por e-mail novos conteúdos sobre Melhoria Contínua e Aumento de Produtividade

    Vamos conversar sobre como
    aumentar a produtividade
    em seus processos?


    CLIQUE AQUI
    e converse sem compromisso
    com um de nossos consultores.
    ©KIMIA CONSULTORIA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS