Treinamento de funcionários: qual a importância para a empresa?

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Resultados positivos estão relacionados à efetividade dos processos administrativos e de produção. Entretanto, para isso, é importante contar com uma equipe consciente, treinada e bem engajada. Tais características podem ser desenvolvidas no ambiente da empresa a partir do treinamento de funcionários.

Ao contratar um novo colaborador, devemos refletir a respeito do preparo oferecido para que ele seja realmente capacitado a oferecer os resultados exigidos. Um grande erro cometido em muitas equipes é o de simplesmente “jogar o problema” nas mãos do novato, para que ele “se vire” com a solução.

Isso pode levar à perda de talentos que poderiam ser retidos se fossem devidamente treinados, e também prejudicar os resultados da empresa.

Um funcionário despreparado, além de sentir-se desmotivado, pode acarretar em problemas no atendimento ao cliente, que se sente insatisfeito com o produto ou serviço recebido. Para lhe ajudar a entender melhor a necessidade de oferecer treinamentos, listamos abaixo suas principais vantagens.

Vantagens do treinamento de funcionários

Reconhecimento de competências

Além de preparar uma pessoa para desempenhar sua função, o treinamento pode funcionar como uma espécie de reconhecimento de competências. A partir dele, pode-se descobrir que o colaborador, na verdade, teria melhor desempenho em outra função. Dessa forma, aproveita-se melhor os recursos humanos que já se tem em mãos.

Sendo assim, é importante que o programa de treinamento oferecido seja planejado e tenha objetivos bem definidos. Ou seja, deve haver um responsável para cada conteúdo, um cronograma de aplicação e avaliação, e estar atrelado à avaliação de desempenho do líder imediato. As competências necessárias para cada função também devem estar claras, de modo que se possa trabalhar para alcançá-las.

Interação entre as pessoas

Um treinamento não deve ser aplicado apenas de maneira expositiva. Deve haver uma interação entre quem o ministra e quem o recebe. Isso ajuda a promover, desde o início, maior entrosamento entre colaboradores e lideranças, proporcionando um clima de equipe, que passará a fazer parte da cultura organizacional da empresa.

O colaborador deve sentir-se parte de um todo, de modo que suas ações reflitam os objetivos e os padrões estabelecidos da empresa. Um local onde cada um trabalha por si dificilmente chegará aos resultados esperados. A ausência de treinamentos pode levar a isso.

Melhoria no atendimento ao cliente

Alguns gestores tendem a pensar que os treinamentos são ferramentas destinadas apenas às grandes multinacionais. No entanto, são importantes em qualquer empresa. Não são somente os profissionais que buscam um local onde possam obter desenvolvimento e reconhecimento. O mercado em si também valoriza essa característica, fazendo com que sua empresa se destaque se souber desenvolvê-la.

O mercado atual se tornou mais exigente e informado e, portanto, está ciente dos seus direitos. Ele sabe que uma companhia que investe em treinamento e preparo de funcionários está pensando também em meios de oferecer a ele produtos e serviços de qualidade. Nem precisamos dizer que isso influencia em sua competitividade.

Clareza na comunicação interna

Funcionários que sabem exatamente o que devem fazer e se sentem valorizados tendem a atuar da maneira esperada. Sendo assim, o tempo gasto nas ações cotidianas diminui e os resultados são potencializados.

No treinamento, também são abordados aspectos como missão, visão e valores que, uma vez conhecidos, fornecem diretrizes para que a pessoa atue de acordo com a filosofia da empresa. Isso traz ganhos tanto a ele como profissional quanto à empresa, como um todo. O treinamento de funcionários, sem dúvidas, é benéfico a todos os envolvidos, inclusive ao cliente que recebe um atendimento de melhor qualidade.

Gostou da informação acima? Clique aqui para assistir a um vídeo curto que mostra um treinamento que simula uma empresa, na qual as pessoas conseguem aprender como buscar melhores resultados em sua operação.

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Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

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