Treinamento de funcionários: qual a importância para a empresa?

Resultados positivos estão relacionados à efetividade dos processos administrativos e de produção. Entretanto, para isso, é importante contar com uma equipe consciente, treinada e bem engajada. Tais características podem ser desenvolvidas no ambiente da empresa a partir dos treinamentos para funcionários.

Ao contratar um novo colaborador, devemos refletir a respeito do preparo oferecido para que ele seja realmente capacitado a oferecer os resultados exigidos. Um grande erro cometido em muitas equipes é o de simplesmente “jogar o problema” nas mãos do novato para que ele “se vire” com a solução.

Afinal, um funcionário despreparado, além de sentir-se desmotivado, pode acarretar em problemas no atendimento ao cliente, que se sente insatisfeito com o produto ou serviço recebido. Para ajudar você a entender melhor a necessidade de oferecer treinamentos, listamos abaixo suas principais vantagens.

Vantagens dos treinamentos para funcionários

Reconhecimento de competências

Além de preparar uma pessoa para desempenhar sua função, o treinamento pode funcionar como uma espécie de reconhecimento de competências. A partir dele, pode-se descobrir que o colaborador, na verdade, teria melhor desempenho em outra função. Dessa forma, aproveita-se melhor os recursos humanos que já se tem em mãos.

Sendo assim, é importante que o programa de treinamento oferecido seja planejado e tenha objetivos bem definidos. Ou seja, deve haver um responsável para cada conteúdo, um cronograma de aplicação e avaliação e estar atrelado à avaliação de desempenho do líder imediato. As competências necessárias para cada função também devem estar claras, de modo que se possa trabalhar para alcançá-las.

Interação entre as pessoas

Os treinamentos para funcionários não devem ser aplicados apenas de maneira expositiva. Deve haver uma interação entre quem o ministra e quem o recebe. Isso ajuda a promover, desde o início, maior entrosamento entre colaboradores e lideranças, proporcionando um clima de equipe, que passará a fazer parte da cultura organizacional da empresa.

O colaborador deve sentir-se parte de um todo, de modo que suas ações reflitam os objetivos e os padrões estabelecidos da empresa. Um local onde cada um trabalha por si dificilmente chegará aos resultados esperados. A ausência de treinamentos pode levar a isso.

Melhoria no atendimento ao cliente

Alguns gestores tendem a pensar que os treinamentos são ferramentas destinadas apenas às grandes multinacionais. No entanto, são importantes em qualquer empresa. Não são somente os profissionais que buscam um local onde possam obter desenvolvimento e reconhecimento. O mercado em si também valoriza essa característica, fazendo com que sua empresa se destaque se souber desenvolvê-la.

Os profissionais se tornaram mais exigentes e informados, portanto, estão cientes dos seus direitos. Eles sabes que uma companhia que investe em treinamento e preparo de funcionários está pensando também em meios de oferecer a eles produtos e serviços de qualidade. Nem precisamos dizer que isso influencia em sua competitividade.

Clareza na comunicação interna

Funcionários que sabem exatamente o que devem fazer e se sentem valorizados tendem a atuar da maneira esperada. Sendo assim, o tempo gasto nas ações cotidianas diminui e os resultados são potencializados.

No treinamento, também são abordados aspectos como missão, visão e valores que, uma vez conhecidos, fornecem diretrizes para que a pessoa atue de acordo com a filosofia da empresa. Isso traz ganhos tanto para o profissional quanto à empresa como um todo. Os treinamentos para funcionários, sem dúvidas, são benéficos a todos os envolvidos, inclusive ao cliente que recebe um atendimento de melhor qualidade.

Mais produtividade no trabalho

Quando um profissional já tem uma maior certeza do que deve ser feito — devido aos treinamentos para funcionários —, ele passa a precisar de um menor tempo para execução das atividades. Afinal, o treinamento gera a aquisição de novos conhecimentos, que quando colocados em prática facilitam a execução de atividades, proporcionam um impacto positivo à empresa e maior satisfação para as pessoas.

Por exemplo, quando um profissional recebe um treinamento de Introdução ao Lean, este adquire conhecimento sobre qual deve ser a cultura de uma empresa que obtém resultados positivos de modo crescente. Além disso, este funcionário entende qual é o papel das pessoas ao contribuir com iniciativas para aumentar a produtividade e estas também podem ser envolvidas para resolver os problemas.

Quando ideias são transformadas em ações, é possível estimular que as pessoas investiguem os problemas que impedem um melhor desempenho da empresa. Essa mudança pode trazer ganhos recorrentes de produtividade.

Atração e retenção de talentos

Um negócio que tem uma política clara de treinamentos para funcionários e, consequentemente, desenvolvimento das pessoas, pode atrair novos talentos. Isso porque os novatos sabem que terão um suporte de conhecimentos para ajudar a entregar as atividades do dia a dia com o melhor desempenho possível.

Esse conhecimento adquirido também constará como uma evidência no currículo do funcionário, o que agrega valor ao mostrar que a pessoa continua a se desenvolver na vida profissional.

Para as pessoas que já fazem parte da empresa, participar de treinamentos é oxigenar o modo de enxergar o seu trabalho do dia a dia ao adicionar novas visões, ferramentas e conceitos. Inclusive, é satisfatório saber que novos treinamentos estão disponíveis e, quando realizados, farão parte do currículo, o que também pode agregar um valor adicional para estimular o engajamento em suas entregas.

Mais qualidade ao produto final

Participar de um treinamento é aprender com mais profundidade como um trabalho eficiente deve acontecer e como ele está relacionado com os objetivos da empresa. Por exemplo, imagine uma pessoa que participa de um treinamento de Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM – Value Stream Mapping).

A partir dos ensinamentos aprendidos, é possível ter noção de como um processo acontece, desde seu início até o final. Desse modo, ao executar uma tarefa, esse funcionário já terá a visão de todo trabalho. Com isso, ele pode contribuir para alinhar as atividades de seus fornecedores internos e também com os seus próprios clientes.

Indo além, ele passa a compreender como o valor deve ser gerado para satisfazer o cliente, o que confere um alto nível de propósito ao trabalho realizado no dia a dia.

É muito importante investir em ferramentas que coloquem o seu cliente no centro: tente alcançar sua máxima satisfação. Com o mercado competitivo, cenário de constantes mudanças e pressão por preço, não valorizar seu cliente pode fazer você ser trocado rapidamente por um concorrente.

Investir em treinamentos para funcionários nada mais é do que uma forma de estimular sua corporação a crescer e aumentar a receita. Conhecimento é poder, então use essa arma a favor da sua empresa.

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Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

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