Lean IT: o que é e como tem transformado a gestão de Informação?
Lean IT é um conceito que surgiu com base na metodologia Lean e no Sistema Toyota de produção — é como se estivéssemos falando de uma “TI enxuta”. Essa filosofia veio para otimizar os processos da tecnologia da informação e trazer resultados melhores para a empresa e seus clientes.
Quer saber do que se trata, por quais motivos as organizações investem nela e quais benefícios podem ser alcançados? Continue com a leitura, pois explicaremos essas questões nos tópicos a seguir!
O que é Lean IT?
A Lean IT — ou TI enxuta — é uma adaptação para a área de tecnologia da informação, de forma que ela seja integrada à estratégia da empresa, deixando de desempenhar apenas um papel de suporte, fornecendo valor para os clientes (internos e externos) e transformando a cultura organizacional.
Ao mudar a forma como os profissionais trabalham, busca-se:
- eliminar as lacunas que dificultam a entrega de valor para os clientes;
- tornar a equipe de TI mais integradas às outras áreas do negócio;
- transformar a maneira como os profissionais enxergam e solucionam problemas;
- criar um pensamento de pensar e executar sob a perspectiva do cliente.
A Lean IT geralmente é aplicada em dois cenários:
- empresas de TI (desenvolvedoras de softwares, aplicativos ou hardwares);
- organizações que usam a TI como suporte para os fluxos de trabalho; nesse caso, estamos falando da indústria, empresas de serviços e projetos, etc.
Que tipo de problema as empresas que recorrem a essa estratégia procuram solucionar?
Existe uma série de problemas que tornam uma gestão interessada em promover a TI enxuta. Entre as principais delas estão atraso na entrega dos projetos, gastos que extrapolam o budget, demora na solução de chamados, serviço com qualidade aquém e um volume elevado de retrabalho nas soluções desenvolvidas.
Além disso, também não podemos deixar de citar a baixa participação das áreas operacionais na validação das entregas realizadas pelas equipes de desenvolvimento. Isso acontece, em grande parte, devido às falhas na comunicação e falta de confiança por parte dos profissionais da operação.
Quais são as possíveis causas desses problemas?
As causas podem ter diversas origens, em vários processos. Confira algumas delas:
- falha na definição dos problemas que devem ser resolvidos pela equipe de TI; se uma atividade é mal especificada e validada, a chance dela resolver efetivamente um problema é muito pequena;
- falha na identificação de qual é a real necessidade do cliente;
- erro no desdobramento das iniciativas estratégias de TI — da alta gestão até o time operacional pode haver falha no entendimento;
- falhas na comunicação e troca de informações durante os projetos;
- problemas para solicitar melhorias nos processos que dependem da área de TI;
- equipes de TI e operacional não aprendem com os problemas que acontecem frequentemente;
- equipes de TI não aplicam técnicas de gerenciamento de projetos (como Scrum, Agile, suporte de aplicativos de colaboração, entre outras);
- falta de aplicação de gestão de projetos (o que ajuda no alinhamento do escopo, na comunicação, no gerenciamento de riscos e na gestão da mudança, por exemplo).
Quais impactos ela gera nos processos de TI?
A adoção dessa filosofia de trabalho proporciona diversos benefícios para as organizações que optam pela implementação. Entre os principais deles, podemos citar:
- uso racional da infraestrutura e dos recursos de TI;
- diminuição de desperdícios (de tempo, retrabalho, materiais etc.);
- redução de custos;
- maximização do valor das soluções entregues para os clientes (internos e externos);
- estímulo para que os colaboradores adotem uma rotina de melhoria contínua.
Por que é importante contar com ajuda externa na aplicação da Lean IT?
É natural que haja um desgaste entre os envolvidos no processo ou que as pessoas não consigam entender como traduzir e aplicar as técnicas consagradas do Lean para o seu ambiente. A experiência de quem já fez várias implementações pode ajudar a minimizar as incertezas e amplificar os benefícios do Lean TI.
A implementação da Lean IT na empresa transforma a gestão nesse setor e redireciona a visão dos profissionais para uma postura mais colaborativa, com foco na solução permanente dos problemas levantados pelos clientes e otimiza a comunicação entre todos os envolvidos — desde a diretoria até as equipes mais operacionais.
O que achou do assunto? Quer saber melhor como o Lean IT pode se aplicar à sua empresa e proporcionar todos esses benefícios? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!