Conheça 10 competências profissionais do futuro
De acordo com o World Economic Forum (WEF), 35% das competências profissionais consideradas fundamentais estarão ultrapassadas até 2024. Por essa razão, evoluir constantemente as suas habilidades e ficar de olho nas tendências da sua área é indispensável para se preparar para essas mudanças.
A caminho da Quarta Revolução Industrial, o conjunto das tecnologias digitais, físicas e biológicas transformará a maneira pela qual você vive e trabalha. A única certeza é que será necessário alinhar suas habilidades para se manter em movimento e não ficar ‘obsoleto’. Então, conheça agora as habilidades imprescindíveis para o seu crescimento profissional nos próximos anos!
Competências profissionais do futuro
1. Resolução de problemas complexos
Essa habilidade se refere às técnicas utilizadas para responder de maneira eficiente a determinadas situações. Para isso, é importante começar com um diagnóstico capaz de definir bem o problema, para evitar começar um processo de resolução errado. Isso é o que possibilita a compreensão da dificuldade e do seu significado — estabelecendo, justificando e contextualizando o problema a ser resolvido.
2. Pensamento crítico
Hoje, com as informações surgindo de diversas fontes, ter a capacidade de filtrar o que é relevante e estruturar uma reflexão de maneira crítica e construtiva é primordial. Algumas crenças limitam esse pensamento crítico, como aquela famosa frase “em time que está ganhando não se mexe”. Esse tipo de afirmação pode deixar a sua empresa atrasada em relação à concorrência, então, esforce-se sempre na direção contrária.
3. Criatividade
Para se manter competitivo no mercado, também é imprescindível ter criatividade. Embora esteja presente em todos as pessoas, essa competência não necessariamente se manifesta no mesmo grau em cada um. No entanto, ela pode ser estimulada.
O primeiro passo para alcançar essa criatividade é a prática de atitudes capazes de ampliar a visão, como:
- capacidade de adaptação;
- flexibilidade nas relações;
- treinamento da escuta ativa;
- confiança na equipe;
- compartilhamento do seu ponto de vista de forma franca, com todas as pessoas;
- E não menos importante, curiosidade para gerar um bom repertório de soluções.
4. Gestão de pessoas
Basicamente, a gestão de pessoas ajuda a desenvolver o comportamento de cada membro da equipe e potencializa as relações interpessoais no ambiente corporativo. Essa capacidade transforma a visão da empresa, deixando-a mais atenta aos seus funcionários.
5. Coordenação com os outros
Se você determina o sucesso da empresa, um dos ingredientes essenciais é o espírito colaborativo da equipe. Esse recurso traz mais motivação para atingir resultados, já que os colaboradores se sentem pertencentes à empresa. Assim, é possível aproveitar todas as áreas do conhecimento com a distribuição de responsabilidade, potencializando a criatividade.
6. Inteligência emocional
Reconhecer e avaliar as próprias emoções e de outras pessoas é o primeiro passo para criar empatia. E essa é uma habilidade extremamente importante em todos os âmbitos, mas principalmente aos gestores, pois será ainda mais solicitada no futuro dos negócios.
7. Julgamento e tomada de decisões
Trata-se aqui da capacidade de tomar decisões assertivas com base nos objetivos do seu negócio. É bom destacar que, quanto maior for o cargo, maior é a importância de desenvolver essa habilidade, sempre contando com discernimento e equilíbrio nos julgamentos.
8. Orientação para serviço
Embora tenha caído algumas posições com relação à lista do WEF de 2015, essa capacidade ainda é considerada uma das mais importantes para o trabalho em equipe. Saber orientar os seus clientes é fundamental em um mercado de trabalho cada vez mais plural, e dificilmente deixará de fazer parte das competências profissionais.
9. Negociação
Capacidade de negociação é primordial a todo gestor. Nos próximos anos, porém, até pessoas com cargos técnicos deverão estimular essa capacidade em suas relações, pois ela será exigida entre seus colegas, equipes de outros setores e clientes.
10. Flexibilidade cognitiva
Por fim, essa capacidade envolve a busca de diferentes caminhos para a resolução de problemas, expandindo o interesse pessoal e profissional com a finalidade de sair da própria zona de conforto e visualizar novos padrões. Aliás, essa é uma das competências que as empresas do futuro esperam de qualquer pessoa. Não é a toa que esse item não estava na lista de 2015 da World Economic Forum, podendo evoluir na classificação de listas futuras.
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