Saiba como aumentar seu faturamento mesmo em tempos de crise
Diante de uma crise, muitas pessoas e empresas lutam apenas para manter os patamares já conquistados, sem pensar que ainda é possível aumentar o faturamento. O que acontece é que toda crise gera uma espécie de ciclo, no qual as pessoas evitam gastar além do necessário.
A partir daí, as vendas caem, a produção diminui e os salários também tendem a baixar. Quebrar esse ciclo nem sempre é fácil, por isso cabe às empresas traçarem estratégias para manter-se em constante crescimento.
Se a ideia lhe parece atraente, mas você ainda não sabe ao certo como colocá-la em prática, confira nossas dicas!
Conheça seu consumidor e fidelize-o
Para agradar ao seu público-alvo, é necessário conhecê-lo bem.
Você precisa entender quais são suas expectativas e anseios, para ir de encontro a elas. Para isso, é importante realizar pesquisas de mercado e investir em ferramentas de comunicação que permitam um contato direto com esse público.
Além disso, é importante entender que cada cliente recebe o seu produto ou serviço de uma forma. O cliente visual é mais atraído pela embalagem e apresentação na prateleira. O auditivo quer ouvir sobre o produto. O sinestésico deseja tocar o produto. Dessa forma, encontrar em qual nicho estão a maioria dos seus clientes é uma medida bastante eficaz.
Reveja as estratégias de marketing, vendas e produção
Além do marketing digital, tão usado atualmente, você precisa atender bem ao seu cliente para mantê-lo sempre ao seu lado. Assim, você deve estar disposto a melhorar seus processos produtivos e administrativos. Além de buscar novos clientes, procure não atrasar entregas para os já existentes.
Um bom atendimento engloba prazo, qualidade, pontualidade e agilidade na informação. Se você cumprir com excelência esses quesitos, certamente não haverá espaço para que os seus concorrentes conquistem os seus clientes. Se sua empresa não se diferenciar no atendimento, ela perderá clientes devido a redução no preço proporcionada por um concorrente. Tentar manter seus clientes simplesmente “cobrindo a oferta” irá corroer a lucratividade do negócio em tempos já difíceis.
Contrate uma empresa de consultoria
Em tempos de crise, uma empresa de consultoria focada na melhoria dos processos, pode ajudar.
Com um auxílio profissional, será possível utilizar melhor o potencial das pessoas para encontrar soluções. Muitas vezes, esse potencial é mal utilizado — no sentido de resolver problemas crônicos da organização.
A redução dos desperdícios é uma medida eficaz, cujos pontos podem ser melhor identificados pelas pessoas que trabalham diretamente envolvidas no processo.
Matérias-primas bem utilizadas evitam compras desnecessárias. Produtos bem manuseados e armazenados evitam maiores danos, que levariam a retrabalhos ou, até mesmo, a uma nova produção.
Dessa forma, o Mapeamento de Fluxo de Valor é um bom exemplo de como fazer um diagnóstico que ajuda a identificar problemas e desenvolver um plano de ação para corrigi-los.
Ferramentas como essa permitem que se enxergue oportunidades em situações que, antes, pareciam não ter solução. Muitas vezes, a visão de um especialista no ramo se faz necessária para que as decisões tomadas tenham maiores níveis de acerto.
Como se pode ver, em tempos de crise, implementar as ações de mudança com rapidez e segurança garantem um posicionamento de destaque frente à concorrência.
Uma consultoria especializada ajuda a acelerar o alcance dos resultados, ao mesmo tempo que maximiza o uso de recursos para conseguir aumentar o faturamento.
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