Como melhorar os processos de negócios? 4 dicas essenciais!

Uma característica comum de qualquer empresa está relacionada aos processos de negócios. Pode-se dizer, inclusive, que o funcionamento de uma companhia se dá por meio de um conjunto de processos, que são gerados conforme uma determinada demanda e têm como objetivo gerar um produto ou serviço. 

Para facilitar o entendimento, imagine um sistema de compras automatizado de uma empresa. O sistema utilizado será capaz de identificar, a partir do número de vendas realizadas, que o estoque não será suficiente, disparando um aviso para o departamento de compras. 

A grande dúvida que muitos gestores têm é: como melhorar os processos de negócios? Você também tem esse questionamento? Então, continue a leitura deste artigo e conheça 4 dicas essenciais. 

1. Procure diagnosticar os problemas

A primeira dica para melhorar os processos de negócios que fornecemos é o diagnóstico de problemas. É preciso compreender quais são os processos mais importantes para a empresa e quais são secundários. Assim, será possível definir quais são as prioridades do negócio e os problemas que cada etapa enfrenta. 

Para isso, é fundamental que o gestor consiga identificar os responsáveis por cada uma das etapas, a sua exigência técnica, a carga horária despendida e o custo e, por fim, as pessoas e funções que são importantes para seu funcionamento. 

Ao reunir todas essas informações, o gerente da área conseguirá analisar o panorama atual e sugerir melhorias para os cenários apresentados. 

2. Mapeie os processos

O mapeamento também é uma etapa fundamental para melhorar os processos de negócios. Usando esse tipo de ferramenta gerencial, é possível reconhecer todos os detalhes que envolvem o funcionamento de um negócio. 

Assim, torna-se possível delegar funções para as pessoas certas, delimitar a ação de cada profissional, identificar gargalos, estimar custos, antever demandas e reportar falhas aos responsáveis.

Muitas oportunidades acabam desperdiçadas devido à falta de alinhamento entre as pessoas envolvidas nos processos. Neste sentido, aproveite o processo de mapeamento para buscar o consenso e reduzir resistências sobre questões que impedem um bom desempenho do negócio.

Logo, podemos concluir que o mapeamento de processos pode ser visto como uma forma de aumentar a produtividade e a eficiência da empresa por meio da economia de recursos e pela identificação e solução de erros e falhas.

3. Meça e compare o desempenho dos processos

A criação de métricas para o acompanhamento da execução das atividades será de grande valia para analisar a qualidade dos processos de negócios, além de quantificar e promover o seu desempenho. 

Ter essas informações em mãos possibilitará a realização de mudanças nos processos e, consequentemente, a criação de uma busca contínua por melhores resultados. É bom deixar claro que o acompanhamento das métricas e a realização das mudanças devem ser atividades realizadas periodicamente, garantindo a evolução constante da empresa.

É válido dizer que a análise desses indicadores será capaz de aumentar os níveis de qualidade e, ainda, reduzir o custo final de um processo.

4. Capacite as pessoas com as ferramentas certas

Por fim, mas não menos importante, capacitar as pessoas com as ferramentas certas pode ser a chave para o sucesso. Existem alguns conhecimentos que serão extremamente úteis para melhorar os processos de negócios e para as demais atividades do dia a dia de um profissional. 

Portanto, invista na utilização do ciclo PDCA, em conceitos e ferramentas de Lean Six Sigma, use o método A3 para a solução de problemas, além de outros conhecimentos. Além disso, pode ser interessante utilizar os canais corretos para a comunicação empresarial, como as reuniões de projeto. 

A criação de uma equipe que compreenda o conhecimento do método Kaizen também pode ser de grande valia para melhorar os processos de negócios. Esse método é responsável por reduzir os custos e aumentar a produtividade da operação, em um curto espaço de tempo. 

Procuramos listar algumas dicas de como melhorar os processos de negócios. O uso dessas alternativas poderá se tornar um grande diferencial para sua empresa, melhorando todos os resultados e permitindo que a organização alcance os objetivos traçados. 

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das dicas que fornecemos sobre a melhoria dos processos de negócios? Restou alguma dúvida ou há algum relato sobre o assunto? Deixe seu comentário e participe do nosso blog!

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Consultor em Lean com projetos implantados no Brasil, Suécia, Suíça, México e Espanha. Engenheiro de Produção, CPIM.

Deixe uma resposta