5 práticas de como melhorar a produtividade dos funcionários
Além de traçar ações estratégicas para manter colaboradores interessados e dedicados, a metodologia Lean pode ser um fator-chave para o sucesso dessa missão.
Qual gestor não deseja uma fórmula mágica para melhorar a produtividade dos funcionários? A boa notícia é que essa melhoria é possível. A má, é que não existe receita pronta para isso.
É claro que há passos que podem ser seguidos em busca desse objetivo, mas tudo dependerá de ações internas da própria companhia e da reação de líderes e liderados a cada iniciativa.
Manter processos de trabalho ineficientes representa perdas em todos os sentidos: eles podem acarretar prejuízos à empresa, deixar os funcionários desmotivados e interferir negativamente na percepção que os clientes têm a seu respeito, fator essencial para determinar seu sucesso.
Para que haja melhoria de fato, é necessário traçar algumas ações. Se você também deseja saber como otimizar a produtividade dos funcionários, não pode perder nossa lista de práticas eficientes a serem adotadas por sua empresa. São sugestões simples e que você pode aplicar imediatamente. Confira!
1. Ofereça oportunidades de desenvolvimento
Muitos colaboradores tornam-se desmotivados por sentirem que seu potencial não é reconhecido. Sendo assim, oferecer oportunidades em que eles possam manifestar seus talentos é uma forma de descobrir como melhorar a produtividade dos funcionários.
Eles vão se sentir reconhecidos e satisfeitos, propensos a se empenhar. Afinal, ninguém quer desperdiçar uma oportunidade sabendo que, em geral, ela é difícil de ser conseguida.
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Iniciativas de melhoria de processos internos podem contar com a participação dos colaboradores. Provavelmente, você conhece os pontos fortes de cada um deles e isso pode ser usado a favor da empresa e do próprio funcionário.
Para colocar essa sugestão em prática, você pode, por exemplo, verificar se ele já está disponível em seu próprio quadro de funcionários, em vez de buscar recursos externamente. Tente isso na próxima vez que precisar de determinado serviço ou conhecimento específico.
2. Dê autonomia aos funcionários
Não estamos dizendo que você deve deixar que cada um aja como bem entender: isso, certamente, transformaria a organização em um verdadeiro caos, em que ninguém se entenderia e o resultado seria péssimo. Entretanto, abrir espaço para que cada um manifeste suas ideias pode surpreendê-lo, no melhor sentido da palavra.
Não somente peça a opinião de sua equipe, mas delegue responsabilidades aos poucos, acompanhando de perto os resultados. Quando forem insatisfatórios, dê feedback, tire lições de cada erro.
Por outro lado, os bons resultados devem ser reconhecidos. Então, promova momentos para pontuar o que pode ser considerado positivo no trabalho de cada colaborador. Isso estimula a autoconfiança e a sensação de valorização da equipe, que automaticamente buscará oferecer sempre o seu melhor.
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3. Realize reuniões regulares
Fica difícil acertar quando não se sabe exatamente o que é esperado de nós. É por isso que as expectativas e objetivos de cada ação devem ser claros para cada colaborador envolvido. Sendo assim, realizar reuniões periódicas para alinhar metas e ações deve se tornar um hábito.
Entretanto, é importante cuidar para que o conteúdo dessas reuniões não se torne irrelevante ou “mais do mesmo”. Busque inovar em formatos e transformar a ocasião em uma oportunidade de troca de experiências. Uma vez conhecidas as metas, as pessoas tendem a se engajar e a apresentar melhores resultados no dia a dia corporativo.
4. Valorize a comunicação
Para que todos realmente trabalhem em conjunto em busca de um objetivo comum, é importante que haja uma boa comunicação. Além disso, cada contato com seus funcionários é uma oportunidade para transmitir uma mensagem, que pode contribuir para a realização de novas ações.
É esse caminho que agrega valor ao cliente. Destravar esse potencial por meio da comunicação faz parte do trabalho do líder e impacta diretamente a qualidade de vida e a entrega de seus colaboradores.
5. Invista na metodologia Lean para melhorar a produtividade dos funcionários
Você já ouviu falar a respeito da metodologia Lean? Ela tem como principal objetivo atender ao cliente a partir daquilo que tem valor sob sua ótica. Para tanto, a empresa precisa eliminar, de maneira sistemática, tudo aquilo que é considerado como desperdício.
A partir disso, melhorar a produtividade dos funcionários se torna uma consequência de todo o processo. Afinal, os desperdícios incluem etapas de várias atividades que, na maioria das vezes, tomam muito tempo e atrapalham a rotina do colaborador mesmo sendo desnecessárias. Atividades de melhoria com foco na eliminação de desperdício acabam criando maneiras melhores para se realizar o trabalho.
Com mais tempo e uma atuação mais eficiente, é natural que eles se sintam mais entusiasmados. Simplificar, então, deve ser uma prioridade: seja por meio de tecnologia, seja por um processo mais eficiente, a intenção é estimular o senso de propósito.
O cliente recebe aquilo que valoriza e o colaborador sabe que teve um papel fundamental para isso acontecer. Veja como pode ocorrer a implementação dessa metodologia, a seguir.
Faça um mapeamento de fluxo de valor
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é valor para o cliente e quais são os desperdícios gerados em cada etapa do processo. Funcionários que participam dessa etapa conhecem melhor seu processo e como o valor para o cliente é gerado. Isso gera mais ideias de como podem melhorar seu trabalho.
Se as atividades forem simples e não exigirem o mapeamento de um processo complexo, “vá ver” com seus próprios olhos quais as dificuldades existentes. Isso servirá como alternativa a esse diagnóstico da situação.
Discuta possíveis problemas
Em seguida, é válido discutir possíveis problemas que impedem a entrega de valor ao cliente, sempre com o objetivo de entender as causas. O mapeamento pode ser utilizado como pano de fundo para basear os registros de oportunidades identificados.
Envolva as pessoas
Para gerar produtividade, é preciso investir em envolvimento. Quanto mais os colaboradores participarem das ações, mais problemas serão resolvidos. O importante, aqui, é oferecer tempo e condições adequadas para que eles foquem essas questões.
Além disso, deixar que a própria equipe discuta soluções e as implemente (com suporte e supervisão) é um grande gerador de engajamento. E isso é válido para a própria melhoria a ser discutida, como para todas as atividades operacionais executadas.
Guie a equipe no desenvolvimento de um plano de ação
Não basta ficar no campo das ideias e da discussão. É preciso agir e promover uma mudança.
Assim, a partir da discussão, das análises e de um brainstorm com a equipe, é necessário que todo esse entendimento seja ‘afunilado’ em algumas causas a serem combatidas. Equipes com pouca maturidade na resolução de problemas normalmente não são capazes de fazer esse passo, de forma que o líder deve conduzir esse processo.
O resultado final deve ser a elaboração de um plano de ação estruturado para eliminação das causas detectadas.
Acompanhe as ações e estimule a reflexão
Na medida em que as ações forem realizadas, é importante monitorá-las. Seja com erros ou acertos, a mudança realizada gera aprendizados. Os colaboradores precisam entender como a entrega de resultados se transformou e como sua produtividade foi afetada por essas mudanças. Essa reflexão é indispensável para identificar novas oportunidades de melhoria.
Por fim, celebre seus resultados! Lembre-se de que a metodologia Lean é um processo contínuo: quanto mais se percebe oportunidades, maiores as possibilidades de mudança e maior se torna a produtividade.
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Viu só como melhorar a produtividade dos funcionários depende apenas de algumas boas práticas no dia a dia? Se este post foi útil para você e caso seu interesse pelo assunto permaneça, aproveite para conferir nosso guia completo sobre Lean Manufacturing e descubra como aplicá-lo com eficiência!