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Como detectar problemas e melhorar o desempenho da empresa?

Por Fábio Alves em 14/09/2018

Entregar produtos na data solicitada pelo cliente nem sempre é alcançado pelas empresas. E você consegue saber o porquê? Veja a seguir uma situação real e como os problemas foram encontrados e resolvidos.

Uma companhia não conseguia cumprir seus prazos de entrega. Todos apontavam esse problema no desempenho da empresa e se perguntavam como uma equipe de produção tão ineficaz podia ser mantida inalterada pela gestão.

Certo dia, as equipes foram orientadas a mapear os processos internos para detectar onde realmente estavam as dificuldades. Foi aí que todos tiveram uma grande surpresa: o atraso dos pedidos se dava em razão de falhas no departamento responsável pela avaliação de crédito.

Os prazos para essa análise eram muito longos e, quando os pedidos chegavam à produção, já havia passado algum tempo desde sua confirmação. A partir daí, uma solução foi desenvolvida, aplicada e acompanhada. Todos os clientes puderam perceber que os pedidos passaram a ser entregues no prazo determinado.

Se tivessem simplesmente deixado o departamento de produção “levar a fama”, sem fazer a análise adequada, provavelmente os atrasos persistiriam até hoje. Agora, vamos resumir os pontos relevantes dessa história? Acompanhe as dicas!

como detectar problemas

Invista no treinamento e na qualificação de funcionários

Trabalhe para que a capacidade dos profissionais para enxergar oportunidades seja ampliada. Novos conhecimentos e novas ferramentas permitem que eles se tornem mais críticos com as atividades do dia a dia. Assim, comportamentos e ações inovadores podem ser aplicados.

Uma outra forma de agregar ideias ao negócio é fazer visitas a outras empresas, ainda que elas sejam de outros segmentos. Ver a forma como suas equipes encaram os problemas e desenvolvem ações para solucioná-los pode ser enriquecedor.

Ainda que os ramos de atuação não sejam os mesmos, os problemas enfrentados internamente podem ser muito similares. É esse intercâmbio de informações e estratégias que permite um rol mais amplo de soluções.

Meça o desempenho organizacional

Você sabe qual o desempenho de cada processo interno da sua organização? É importante ter indicadores-chave para fazer essa medição e compartilhá-los com os colaboradores. A participação deles ajuda na detecção de pontos em que o desenrolar das atividades não acontece conforme o esperado.

Quando se sabe quais são os locais exatos em que devem acontecer as mudanças, fica mais fácil implementá-las. Para começar, podem-se contabilizar os resultados diários da empresa e identificar o que a impede de ter um bom desempenho.

Adote um bom método de identificação de falhas

Nem sempre a correta localização de erros e a busca por suas correções pode ser conseguida a partir de planilhas e análises simples. Muitas vezes, ferramentas mais modernas e específicas são necessárias para que seja possível realmente melhorar o desempenho da companhia.

Adotar um método eficaz para identificar falhas é como usar uma lupa, que amplia o potencial de detecção desse tipo de evento. A gestão lean é um bom exemplo: ela alinha método de trabalho, conhecimento para envolver os colaboradores e, principalmente, motivação para transformar os planos em ações efetivas.

Percebeu como melhorar o desempenho da empresa depende de algumas atitudes simples e da otimização na detecção de falhas? A causa que explica um problema nem sempre é o que parece, e sem parar para analisar podemos chegar a uma conclusão errada.

Se este post foi útil para você, continue com a gente e leia sobre a melhoria de processos de negócios.



Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 15 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



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