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Como é possível desenvolver sua equipe com a autonomia no trabalho?

Por Guilherme Sandrini em 22/07/2019

Uma dúvida comum encontrada por gestores, de todos os ramos, é saber até onde devem conceder autonomia no trabalho a seus colaboradores. Muitos sentem dificuldades para encontrar o equilíbrio entre não limitar o potencial de quem atua em sua empresa e não ser permissivo demais, de modo que cada um faça o que bem entender.

Entretanto, é importante pensar que a autonomia é benéfica tanto para a empresa quanto para o colaborador. A falta dela é a razão pela qual tantos profissionais se sintam desmotivados: empresas acabam por perder grandes talentos ou não aproveitar o potencial que já têm em mãos.

Neste artigo, trazemos algumas dicas do que você deve fazer para aumentar o grau de autonomia no trabalho de seus colaboradores e, assim, conseguir que eles se desenvolvam e entreguem mais resultados. Continue a leitura!

Desenvolver autonomia no trabalho

O que a empresa ganha ao investir em autonomia no trabalho?

Dar autonomia aos colaboradores pode trazer benefícios positivos, tanto para os indivíduos quanto para a empresa como um todo. Quando os membros das equipes têm a liberdade de lidar com suas atividades, de uma maneira mais ajustada às suas personalidades e conjuntos de habilidades, seu negócio pode crescer de forma sustentável.

As pessoas que têm certo nível de poder sobre o modo como realizam as tarefas são mais confiantes e motivadas. Com isso, se tornam mais satisfeitas com tudo àquilo que envolve o trabalho, atuando com mais responsabilidade e segurança. Elas investem mais energia e interesse em cada projeto.

Isso traz bons resultados também para o negócio. Funcionários engajados são mais produtivos. Eles também se sentem mais livres para propor soluções inovadoras, que tornam a empresa mais competitiva. A autonomia no trabalho ajuda na construção de uma cultura corporativa forte.

Como desenvolver a autonomia dos colaboradores?

Existem diversas iniciativas que podem ser adotadas pensando em aumentar a autonomia de seus colaboradores. Quando isso é feito de maneira gradual, considerando alguns fatores, sua empresa tem muito a ganhar.

Seja transparente e inspire confiança

Um bom líder é aquele que se comunica de forma direta, transparente e coerente com seus colaboradores. Dessa forma, eles confiarão em você e se sentirão aptos a ter mais autonomia, já que as orientações e ações são bem alicerçadas e embasadas.

A clareza de propósito faz com que as pessoas se sintam mais seguras para assumir novas responsabilidades e não pensem que vão ser descartadas ou até mesmo humilhadas, caso um erro ocorra.

Crie metas e indicadores claros

A questão, nesse ponto, é o alinhamento e a previsibilidade entre líder e liderado. É a partir dessas metas que será definida a situação-alvo, que é onde se deseja chegar. Quando os colaboradores não entendem bem qual a direção ser seguida, podem se sentir um pouco perdidos e isso impede que a autonomia ocorra.

Essa clareza de metas também estimula a comunicação e o acompanhamento constante, para que a autonomia seja utilizada com confiança e eficácia. Afinal, como dissemos, ela não significa que cada um pode fazer o que quiser: é necessário dosá-la com bom senso e inteligência.

Deixe que os próprios colaboradores conquistem a autonomia

Como diria a velha máxima: “o que não se luta para conquistar, não tem o mesmo sabor de vitória”. Os colaboradores devem sentir que a autonomia que recebem foi conquistada pelo seu próprio mérito. Entretanto, você deve oferecer o palco onde essa conquista vai acontecer.

Iniciativas de melhoria de processos, que são tomadas de forma estruturada, são muito boas nesse sentido. Pois, oferecem um ambiente onde as pessoas, ao investigar criticamente um problema, ganham a confiança necessária para resolvê-lo. Sendo assim, a busca por um resultado positivo proporciona um combustível poderoso, para que a independência seja vista como algo importante ao desenvolvimento individual e da empresa.

Defina lideranças e também responsabilidades

No processo de dar mais autonomia para as pessoas, é fundamental estabelecer quem são os líderes responsáveis pelas áreas e pelos processos de trabalho. Essas pessoas precisam ser reconhecidas pelos demais como sendo referências no assunto e que podem ser consultadas sempre que necessário.

Elas também devem apontar a direção que deve ser seguida e cobrar pelo atingimento das metas propostas. Quando não há líderes, as pessoas podem se sentir perdidas. Assim, cada uma delas tende a agir de acordo com os próprios interesses, deixando de lado os objetivos da organização.

Aposte na inovação

Hoje, há uma série de tecnologias que pode ajudar nesse processo. Ferramentas para automatizar trabalhos burocráticos, sistemas que fazem a apuração de informação e o cálculo de indicadores, e softwares que facilitam a comunicação entre todos. Tudo isso permite que a empresa dê mais autonomia aos times, sem perder de vista o controle sobre os resultados.

Busque por uma relação equilibrada

Para que tudo isso dê certo, é fundamental haver respeito entre as partes. A empresa precisa ter plena confiança em seus colaboradores, bem como as pessoas precisam acreditar na organização. Os graus de autonomia devem ser avaliados de acordo com as áreas de atuação e com os níveis de maturidade dos profissionais.

Dar autonomia não deve ser algo realizado de um dia para o outro. Trata-se de um processo que precisa ser planejado e implantado em fases, mediante a realização de testes. É importante, também, ser bastante transparente nas decisões, para que as pessoas compreendam porque umas têm mais autonomia que as outras.

A autonomia no trabalho deriva de uma conquista diária que ocorre entre líder e o liderado. Contudo, muitas vezes, não é possível chegar a ela, efetivamente, sem ajuda profissional. É por isso que a contratação de uma consultoria especializada na melhoria de processos costuma ser muito eficiente. Contar com pessoas que entendem do tema, ajuda a fornecer uma visão mais ampla e dinâmica do cenário da empresa.

A Kimia é uma empresa de consultoria e treinamentos que pode ajudar você a desenvolver uma sistemática, para oferecer maior autonomia no trabalho de seus funcionários. Nosso método de trabalho é baseado no que há de melhor no mercado e o foco está em dar todo o suporte para que os clientes consigam aumentar a sua eficiência e produtividade.

Então, se você quer conhecer melhor nossos serviços, fale com um de nossos consultores!



Guilherme Sandrini

Gerente de Projetos da Kimia. Engenheiro e mestre em Engenharia de Produção. Certificado PMP - Project Management Professional. Colaborador de cursos de MBA. Atua em melhoria contínua desde 2004.



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Sobre a KIMIA

São mais de 15 anos de experiência em diversos setores e segmentos para ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, a competitividade e os lucros.

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